Nesta sexta-feira (28), a CEASA Minas comemorou 51 anos de atuação com o retomada do do Programa de Distribuição de Alimentos (PRODAL), e o lançamento do Plano estratégico 2025-2028. O evento reuniu autoridades, representantes do setor agroalimentar e colaboradores para discutir os rumos da empresa e sua importância na segurança alimentar do estado e do país.
O presidente da CEASA Minas, Hideraldo Henrique, destacou a relevância do planejamento como um marco para a companhia. “Completamos 51 anos e já estamos pensando nos próximos 50. Todos os atores envolvidos serão ouvidos e prestigiados, para garantir que o planejamento traga mais empregos, renda e justiça social para Minas Gerais e para o Brasil”, afirmou. Ele também ressaltou a necessidade de tornar os alimentos mais acessíveis em meio à alta dos preços, atendendo à demanda do governo federal por estratégias que minimizem impactos inflacionários.
Durante a cerimônia, também foi mencionada a tradicional feijoada comemorativa, que deve ser realizada nos próximos meses como parte das celebrações dos 51 anos da CEASA.
Planejamento estratégico e combate à fome
O presidente do Conselho de Administração da CEASA Minas, Márcio Cândido, reforçou a importância do planejamento como um novo norte para a empresa. “Esse documento marca o renascimento da CEASA Minas. Foi desenvolvido com o apoio do Instituto de Administração da USP e contou com a participação de funcionários das unidades do interior. Agora, o foco será na implementação dessa ferramenta, visando modernizar a empresa e ampliar sua atuação na distribuição de alimentos”, explicou.
Adriana Costa, coordenadora do Programa de Distribuição de Alimentos (PRODAL), enfatizou que o planejamento inclui a expansão do programa, garantindo que 100% do excedente de comercialização seja destinado ao combate ao desperdício e à fome. “Já atendemos 125 instituições em 18 municípios mineiros e temos 16 bancos de alimentos parceiros. Agora, o compromisso é fortalecer ainda mais o PRODAL dentro do projeto CEASA Circular”, disse.
CEASA Minas e a política nacional de abastecimento
A assessora especial do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Adriana Aranha, ressaltou a importância da CEASA Minas no abastecimento nacional, atendendo cerca de 15% do território brasileiro. “O governo federal retirou a CEASA da privatização e agora ela passa a compor a política nacional de abastecimento. O objetivo é reduzir preços, aumentar a oferta de alimentos saudáveis e ajudar a tirar o Brasil do mapa da fome”, declarou.
Representando a CEAGESP, Luiz Henrique também destacou os desafios comuns enfrentados pelo setor de abastecimento em todo o país e reforçou a importância do diálogo com produtores e permissionários para garantir melhorias contínuas.
Futuro promissor e crescimento sustentável
Bruno Santos, chefe de gabinete da CEASA Minas, celebrou o lançamento do planejamento como um marco para a estatal. “Após a retirada da privatização, agora temos um documento estruturado que orientará nossas ações pelos próximos quatro anos. Isso permitirá crescimento sustentável e alinhamento com os projetos do governo federal, beneficiando produtores, concessionários e consumidores”, afirmou.
Com um futuro promissor pela frente, a CEASA Minas reafirma seu compromisso com a segurança alimentar, o fortalecimento da agricultura familiar e a modernização de sua infraestrutura para continuar abastecendo milhões de brasileiros com alimentos de qualidade e preço justo.
Leia mais: CEASA Minas celebra 51 anos e lança planejamento para os próximos quatro anos- Mulher é encontrada morta dentro de casa em Ibirité, na Grande BH
- Atropelamento de vaca mata jovem de 19 anos e animal em Patrocínio, MG
- Minas Gerais registra 28 mortes por dengue e mais de 82 mil casos prováveis
- Bebê desaparece no Acre e mãe é morta após boato falso
- Suspeito tenta furar pneus de viaturas e atira contra PM em Uberlândia
Acidente Assassinato Belo Horizonte Betim BH BR-040 BR-262 BR-365 BR-381 Campeonato Mineiro Caratinga Chuva Contagem Corpo de Bombeiros Crime Defesa Civil Divinópolis Governador Valadares Grande BH Inflação Ipatinga Itabira João Monlevade Juiz de Fora Lula Minas Gerais Norte de Minas Gerais Polícia Civil Polícia Federal Polícia Militar Polícia Militar Rodoviária Polícia Rodoviária Federal Previsão do Tempo Ribeirão das Neves Samu Santa Luzia STF Sul de Minas Gerais Triângulo Mineiro Tráfico Uberaba Uberlândia Vale do Aço Vale do Rio Doce Zona da Mata mineira
CLIQUE NO BANNER E ENTRE PRO NOSSO GRUPO
Para comentar as reportagens acesse; https://www.facebook.com/BHaovivoNews/ , https://x.com/Bhaovivonews e/ou https://www.threads.net/@bhaovivonews