O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu nesta segunda-feira (24) o julgamento de Débora Rodrigues dos Santos, acusada de participar dos atos de 8 de janeiro de 2023 e de pichar a frase “Perdeu, mané” na estátua “A Justiça”, localizada em frente à sede do STF. O pedido de vista de Fux interrompeu a análise que ocorria no plenário virtual da Primeira Turma da Corte.
Até o momento, dois ministros já haviam votado pela condenação de Débora a 14 anos de prisão: o relator do caso, Alexandre de Moraes, e Flávio Dino. A pena proposta inclui acusações de tentativa de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, dano qualificado, deterioração de patrimônio tombado e associação criminosa armada.
Débora está presa preventivamente desde 17 de março de 2023, após ser detida na oitava fase da Operação Lesa Pátria, que investigou participantes e financiadores dos atos golpistas. Durante os eventos, ela foi fotografada pichando a estátua “A Justiça” com a frase “Perdeu, mané”, dita pelo presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, em novembro de 2022, após ser abordado por um manifestante em Nova York.
A defesa de Débora argumenta que ela portava apenas um batom para realizar a pichação e pede sua absolvição por ausência de provas. Com o pedido de vista de Fux, não há previsão para a retomada do julgamento.
O caso tem gerado debates sobre a proporcionalidade da pena proposta e o papel do STF no julgamento de participantes dos atos de 8 de janeiro. Enquanto alguns defendem a rigorosidade para coibir ações contra as instituições democráticas, outros questionam a severidade das acusações e das penas atribuídas a atos específicos, como a pichação da estátua.
Leia mais: Fux suspende julgamento de Débora dos Santos no STF após pedido de vista- Criminosos invadem obra em Sete Lagoas, rendem vigilante e furtam quase R$ 20 mil em materiais
- Suspeito de tentativa de homicídio é preso com submetralhadora e drogas em diligência da PM em Governador Valadares
- Manobras fiscais e risco econômico: TCU faz alerta contundente sobre gestão Lula
- Estudo liga consumo de óleos vegetais comuns no Brasil a crescimento de câncer de mama agressivo
- Reajuste abaixo do piso nacional: Governo propõe aumento de 5,26% para servidores da educação em MG
Acidente Assassinato Belo Horizonte Betim BH BR-040 BR-262 BR-381 Campeonato Mineiro Chuva Contagem Corpo de Bombeiros Crime Defesa Civil Divinópolis Governador Valadares Grande BH Inflação Ipatinga Itabira João Monlevade Juiz de Fora Lula Minas Gerais Montes Claros Norte de Minas Gerais Polícia Civil Polícia Federal Polícia Militar Polícia Militar Rodoviária Polícia Rodoviária Federal Previsão do Tempo Ribeirão das Neves Samu Santa Luzia STF Sul de Minas Gerais Triângulo Mineiro Tráfico Uberaba Uberlândia Vale do Aço Vale do Rio Doce Vespasiano Zona da Mata mineira
CLIQUE NO BANNER E ENTRE PRO NOSSO GRUPO
Para comentar as reportagens acesse; https://www.facebook.com/BHaovivoNews/ , https://x.com/Bhaovivonews e/ou https://www.threads.net/@bhaovivonews