Diante da queda expressiva nos índices de aprovação, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) iniciou uma grande ofensiva publicitária para tentar reverter o desgaste de sua imagem. As campanhas, lançadas nesta semana, focam em três pilares: a isenção do Imposto de Renda (IR) para salários de até R$ 5 mil, o resgate de símbolos nacionais e a promoção de programas sociais, como Farmácia Popular e Pé-de-Meia.
Plano Emergencial de Comunicação
A estratégia foi definida durante a reunião ministerial de janeiro, com metas de curto prazo para recuperar a imagem do governo até abril de 2025, visando consolidar apoio popular antes das eleições de 2026. A iniciativa é urgente, já que, de acordo com a pesquisa do Datafolha, apenas 24% dos brasileiros aprovam o governo Lula, e a rejeição atinge 41%, o maior índice até agora.
Isenção de IR e Alívio Tributário
A principal aposta do governo é a campanha sobre a isenção do Imposto de Renda para quem recebe até R$ 5 mil mensais, que começou a ser veiculada em TV, rádio e redes sociais. A campanha destaca que trabalhadores de baixa renda pagarão menos imposto, enquanto os mais ricos terão alíquotas mais altas. Categorizando profissionais populares, como motoristas, professores e autônomos, a publicidade busca reforçar o apelo junto ao eleitorado.
Nacionalismo e Identidade Brasileira
A campanha “Brasil dos Brasileiros”, que será lançada em 23 de março, busca evocar o nacionalismo e promover símbolos nacionais para aumentar o sentimento de pertencimento. A iniciativa começa pela Bahia, reduto histórico do PT, e contará com uma campanha de prestação de contas sobre programas sociais que enfatizam as conquistas do governo Lula.
Pressão por Orçamento e Slogans
Além disso, o governo prepara o lançamento da campanha “Prospera Mais”, voltada ao público empreendedor, com foco em micro e pequenos empresários. Esse material será usado também pelos parlamentares da base aliada para fortalecer a comunicação eleitoral. Com contratos de publicidade válidos até maio de 2025, há uma pressão interna para utilizar integralmente os recursos disponíveis.
Em um esforço para alinhar sua comunicação institucional, o governo também está planejando um evento em abril com o tema “O Brasil dando a volta por cima”, embora o atual lema “União e Reconstrução” ainda esteja em revisão.
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