Uma influencer e empresária foi presa ao desembarcar no aeroporto de Confins, na região metropolitana de Belo Horizonte, na manhã desta sexta-feira (12 de abril), transportando uma carga avaliada em mais de R$ 300 mil em roupas de luxo. A Receita Federal (RF) informou que o material apreendido seria destinado a comercialização ilegal em Montes Claros, no Norte de Minas.
A operação conjunta da Receita Federal e da Polícia Militar (PMMG) ocorreu simultaneamente em uma loja de Montes Claros e no terminal do aeroporto. As autoridades iniciaram as investigações após constatarem que a influencer frequentemente viajava ao exterior acompanhada de terceiros, retornando com artigos de vestuário, especialmente infantis, além de bolsas e outros itens.
Segundo as apurações, a mulher tentava passar os artigos como destinados ao uso pessoal, dentro das “cotas” permitidas para compras de pessoas físicas, visando a isenção de impostos. No entanto, as mercadorias eram posteriormente comercializadas ilegalmente através de redes sociais, website e em uma loja física.
A Receita Federal ressaltou que os produtos ostentavam marcas de luxo, aparentemente originais, mas sem autorização dos detentores das marcas para esse tipo de comércio. Além das irregularidades fiscais, outros empresários da cidade também foram prejudicados pelo comércio ilegal.
Durante a operação, diversos itens de vestuário foram retidos, tanto na loja física em Montes Claros quanto com os passageiros no aeroporto de Confins, totalizando uma carga avaliada em mais de R$ 300 mil.