Em uma coletiva de imprensa, o Coronel Flávio Santiago afirmou que a Polícia Militar agiu em “legítima defesa” durante uma cavalgada, em Esmeraldas, na Grande BH. Os irmãos Rafael Francisco Vieira da Silva, 27 anos, e Branio José Vieira da Silva, 29 anos, morreram após confronto com a Polícia.
O incidente ocorreu no domingo (10), durante a festa de São José, padroeiro da cidade.
Durante a coletiva, o Coronel Flávio Santiago detalhou a operação. Segundo ele, a Polícia Militar foi acionada após uma briga que envolvia uma denúncia de estupro.
O pai de uma suposta vítima teria confrontado um suspeito do crime. Durante a intervenção da PM, um dos irmãos teria atingido o pescoço de um policial com um canivete, durante uma briga com um terceiro indivíduo envolvido na situação.
De acordo com a PM, o golpe não foi fatal porque a lâmina do canivete estava com a “mola cega”. Em resposta, um soldado da guarnição disparou contra o irmão.
Ao presenciar a cena, o outro irmão reagiu, tentou roubar a arma do sargento e também foi atingido por um disparo – explicou o Coronel Flávio Santiago. Os dois irmãos foram socorridos, mas não resistiram aos ferimentos.