32.4 C
Belo Horizonte
InícioGeralTorne-se um assistente de comércio exterior em três meses

Torne-se um assistente de comércio exterior em três meses

O Sistema Divina Providência, SDP, abre vagas para o curso de Assistente de Comércio Exterior em parceria com o Sindicato de Despachantes Aduaneiros de Minas Gerais, SDA-MG

A área de comércio exterior cresce exponencialmente com a ampliação do consumo e o aumento de investimentos no país. O índice de exportação aumentou 1,7% na terceira semana de agosto de 2024 em comparação ao ano anterior, conforme análise da balança comercial da Secretaria de Comércio Exterior do Governo Federal. O crescimento da área traz a necessidade de profissionais qualificados para auxiliar em todos os procedimentos do desembaraço aduaneiro, garantindo que o produto chegue até a ponta.

O SDP e o SDA-MG vão oferecer o curso Assistente de Comércio Exterior no período da noite, das 18 às 22 horas. Com duração de dois meses e início no dia 04 de outubro de 2024, o curso está direcionado para pessoas entre 18 e 35 anos que buscam o primeiro emprego ou uma mudança de área, para desenvolver uma carreira promissora.
Flávia Pece, auditora no DAS-MG falou da falta de mão-de-obra qualificada para a área e expectativas das empresas associadas na formação dos estudantes.

“Nossos associados estão constantemente buscando profissionais na área, há uma alta demanda de pessoal. A qualificação vai proporcionar duas coisas importantes: a preparação desses jovens e a oportunidade de terminar o curso com um trabalho formal, uma vez que essas empresas já estão à espera da conclusão do curso para começar as contratações. ”
Durante o curso, os estudantes aprendem a preparar e gerenciar a documentação necessária para importação e exportação, inserindo dados no Sistema Integrado de Comércio Exterior, Siscomex, e em outros sistemas auxiliares.

Além disso, são preparados para acompanhar a verificação e inspeção de mercadorias, incluindo a retirada de amostras para assistência técnica e perícia. Os alunos também recebem instruções sobre como apoiar na contratação de serviços de terceiros, realizando cotações e ajudando na negociação de preços e prazos.

Ao final da formação, possuem um sólido entendimento das normas e legislações que regulam o transporte de cargas; saúde e segurança no trabalho; além de preservação ambiental. A atuação profissional acontece sempre sob a supervisão técnica de um despachante aduaneiro.
Caso os interessados considerem complementar o conhecimento adquirido, o Sistema Divina Providência oferece as qualificações em auxiliar administrativo e auxiliar de logística.


 

RELACIONADOS
Feito com muito 💜 por go7.com.br