22.4 C
Belo Horizonte
InícioGeralPF solicita mais tempo para investigar Janones por suposta ‘Rachadinha’ em gabinete

PF solicita mais tempo para investigar Janones por suposta ‘Rachadinha’ em gabinete

Ministro Fux do STF aguarda posicionamento da PGR sobre o caso; deputado mineiro suspeito de prática ilícita; PF confirma voz de Janones em áudio de 2019

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), solicitou um parecer da Procuradoria Geral da República (PGR) sobre a investigação contra o deputado federal André Janones (Avante-MG). Janones é suspeito de envolvimento em um esquema de “rachadinha” em seu gabinete, prática que consiste em exigir parte do salário dos funcionários para benefício próprio.

A investigação, que tramita no STF, está sob a relatoria de Fux. A denúncia foi feita pelos próprios assessores do parlamentar.

Na quarta-feira (26/6), a Polícia Federal (PF) apresentou ao STF um laudo relacionado a um áudio de 2019, no qual Janones supostamente solicitava ajuda financeira aos seus funcionários para quitar despesas de campanha de 2016. A análise da gravação foi solicitada pela Corte, e a PF confirmou que a voz no áudio pertence ao deputado.

Em 5 de junho, o Conselho de Ética da Câmara dos Deputados decidiu arquivar, por 12 votos a 5, um processo contra Janones. O relator do caso, deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP), argumentou que a petição, protocolada pelo PL, não deveria prosseguir, pois tratava de “fatos ocorridos antes do início do mandato” de Janones. O PL acusava o deputado de quebra de decoro parlamentar devido às investigações.

O desenrolar do caso agora depende do posicionamento da PGR, solicitado pelo ministro Fux, para determinar os próximos passos da investigação.


[banner id=”6197

RELACIONADOS
Feito com muito 💜 por go7.com.br