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Ações da Azul e Gol sobem após anúncio de acordo de cooperação; Mercado especula fusão 

Atualmente, Azul e Gol somam cerca de 1,5 mil decolagens diárias.

As companhias aéreas Azul e Gol viram suas ações dispararem na Bolsa brasileira na sexta-feira (24), após anunciarem um acordo de cooperação comercial que conectará suas malhas aéreas no Brasil por meio de um codeshare (parceria onde compartilham um voo).

Investidores interpretaram o movimento como uma possível indicação de união entre as empresas aéreas. Como resultado, as ações AZUL4 subiram 5,18%, para R$ 10,36, enquanto GOLL4 dispararam 11,9%, para R$ 1,41.

A parceria inclui rotas domésticas exclusivas, operadas por uma das duas empresas, abrangendo mais de 150 destinos operados por ambas. Segundo o Bradesco BBI, este anúncio de codeshare pode ser um passo em direção a uma potencial fusão entre as empresas.

“Este acordo parece mais robusto em comparação ao assinado entre a Azul e o Grupo LATAM Airlines em agosto de 2020, visto que não envolvia os programas de passageiro frequente e era restrito a 64 rotas de voos domésticos”, afirmou o banco. O Bradesco BBI prefere a Azul à Gol, uma vez que os acionistas minoritários da Gol provavelmente sofrerão uma grande diluição patrimonial devido à conversão de dívida em capital no processo de Chapter 11 nos Estados Unidos.

O Itaú BBA vê a notícia como positiva para a Azul, pois reforça um ambiente competitivo favorável no espaço aéreo brasileiro e pode desbloquear receitas adicionais devido à maior conectividade criada pelo codeshare.

“Observamos que este acordo não depende de aprovação antitruste. Além disso, a notícia pode aumentar a percepção dos investidores sobre uma possível fusão entre as companhias aéreas. Dado que a Azul voa sozinha em mais de 80% das suas rotas, a combinação dos negócios poderia gerar sinergias substanciais de receitas e economia de custos para a empresa combinada,” destacaram os analistas do BBA.

As empresas afirmam que a ideia do acordo é ampliar as opções de voos para os clientes. Atualmente, Azul e Gol somam cerca de 1,5 mil decolagens diárias.

A medida reflete a atuação das duas companhias: tradicionalmente, a Azul opera em mais rotas alternativas fora das grandes rotas aéreas (São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília), enquanto a Gol se concentra nessas grandes rotas.


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