32.4 C
Belo Horizonte
InícioBrasil & MundoLula em Araraquara: Anúncio de obras e protestos de professores  

Lula em Araraquara: Anúncio de obras e protestos de professores  

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve em Araraquara, São Paulo, para anunciar o início de obras destinadas à prevenção de desastres naturais. Estas intervenções fazem parte do novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) e incluem obras de macrodrenagem e reurbanização em áreas afetadas por chuvas no final de 2022 e início de 2023. O investimento previsto para estas obras é de R$ 1,7 bilhão.

O anúncio ocorre em um momento crítico, com o Rio Grande do Sul enfrentando graves enchentes e chuvas, resultando em 163 mortes e afetando 469 municípios. Lula destacou que esses eventos mudaram a forma como os desastres climáticos são tratados no Brasil.

Lula estava acompanhado pelo prefeito Edinho Silva, ministros e outras autoridades. A visita marcou o retorno do presidente à cidade após o desastre de 2023, que deixou seis mortos e centenas de desabrigados.

Protesto de Professores

Durante o evento, cerca de 40 professores de universidades federais protestaram contra a interrupção das negociações por reajuste salarial, que já dura mais de um mês. Os docentes estão em greve, e a manifestação ocorreu um dia após o governo federal interromper as negociações.

Lula não respondeu diretamente aos manifestantes, mas mencionou em seu discurso que sua candidatura em 2022 foi motivada pela necessidade de reconstruir o país após o negacionismo. Ele ironizou a atuação da ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, criticando a falta de resolução para o acordo dos professores.

Inauguração da Planta de Etanol de Segunda Geração em Guariba

Na tarde do mesmo dia, Lula participou da inauguração da maior planta de Etanol de Segunda Geração da Raízen, em Guariba, SP. A planta, com um investimento de R$ 1,2 bilhão, tem capacidade para produzir aproximadamente 82 milhões de litros de etanol por ano.

Lula enfatizou a importância do etanol de segunda geração para a transição energética do Brasil, destacando o país como uma potência global neste setor. Ele planeja promover o etanol brasileiro em reuniões com líderes de países como Alemanha, França e Estados Unidos.

Rubens Ometto, presidente do conselho de administração da Raízen, e outras autoridades estiveram presentes. Lula destacou a oportunidade que o etanol representa para o Brasil e a necessidade de investir em biocombustíveis para enfrentar as mudanças climáticas.


RELACIONADOS
Feito com muito 💜 por go7.com.br