19.9 C
Belo Horizonte
InícioEDUCAÇÃOGoverno de Minas promete nomear aprovados remanescentes do concurso da Educação até...

Governo de Minas promete nomear aprovados remanescentes do concurso da Educação até abril

Análise de vagas ainda em andamento, enquanto novo concurso é anunciado para este ano.

Os candidatos aprovados no concurso público da Educação em Minas Gerais que ainda aguardam nomeação devem ser convocados até abril. O compromisso foi anunciado nesta quinta-feira (13/3) por representantes do Governo de Minas Gerais, durante uma audiência pública na Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

O concurso realizado pelo Edital Seplag-SEE 03/2023 ofertou 19.878 vagas para seis carreiras na Educação Básica. Dos mais de 8.500 aprovados, 6.040 foram nomeados em 2024, mas 1.287 dessas nomeações foram tornadas sem efeito, sendo repostas até o momento apenas 500 vagas.

A superintendente central de Política de Recursos Humanos da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Maria Aparecida Muniz Jorge, explicou que as nomeações dependem da localização das vagas e que a folha de pagamento de março trará dados essenciais para a decisão. “Esse levantamento permitirá identificar exatamente onde estão as vagas, garantindo a convocação dos aprovados restantes”, afirmou.

Críticas à demora e à alta proporção de contratados

Deputados e especialistas alertaram sobre a necessidade urgente de efetivação dos aprovados, apontando a precarização do trabalho na Educação. Segundo o economista Diego Severino Rossi, do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), 63% dos profissionais da Educação Básica em Minas Gerais são contratados, e a nomeação dos aprovados mudaria pouco essa relação.

A deputada Beatriz Cerqueira (PT) criticou a demora: “Temos professores aprovados esperando nomeação enquanto escolas estão sem docentes em disciplinas essenciais”. Já Denise de Paula Romano, coordenadora-geral do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE), classificou o certame como “um concurso feito para eliminar candidatos, não para contratar”.

Novo concurso será lançado este ano

Paralelamente, o governo anunciou um novo concurso público para a Educação, previsto para o primeiro semestre de 2025. A assessora de informações gerenciais da Secretaria de Educação do Estado (SEE), Suzana Aparecida Costa Carvalho, informou que o certame oferecerá 13.795 vagas.

O planejamento busca evitar a abertura de vagas em cargos onde ainda há aprovados aguardando nomeação. “Estamos trabalhando para que esse novo concurso seja melhor planejado e atenda às reais necessidades da Educação”, destacou Maria Aparecida Muniz Jorge.

A pressão dos parlamentares e das entidades representativas da categoria segue para garantir que as nomeações ocorram no prazo estipulado e que as condições de trabalho na Educação pública sejam melhoradas.

Leia mais: Governo de Minas promete nomear aprovados remanescentes do concurso da Educação até abril

Acidente Assassinato Belo Horizonte Betim BH BR-040 BR-262 BR-381 Campeonato Mineiro Chuva Contagem Corpo de Bombeiros Crime Defesa Civil Divinópolis Governador Valadares Grande BH Inflação Ipatinga Itabira João Monlevade Juiz de Fora Lula Minas Gerais Montes Claros Norte de Minas Gerais Polícia Civil Polícia Federal Polícia Militar Polícia Militar Rodoviária Polícia Rodoviária Federal Previsão do Tempo Ribeirão das Neves Samu Santa Luzia STF Sul de Minas Gerais Triângulo Mineiro Tráfico Uberaba Uberlândia Vale do Aço Vale do Rio Doce Vespasiano Zona da Mata mineira

CLIQUE NO BANNER E ENTRE PRO NOSSO GRUPO


Para comentar as reportagens acesse; https://www.facebook.com/BHaovivoNews/ , https://x.com/Bhaovivonews e/ou https://www.threads.net/@bhaovivonews

 

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui