25.2 C
Belo Horizonte
InícioBrasil & MundoPesquisa revela divisão política no Brasil: 29% se identificam com a Direita,...

Pesquisa revela divisão política no Brasil: 29% se identificam com a Direita, 15% de Esquerda e 40% não escolhem nenhum lado

Uma nova pesquisa divulgada pelos institutos DataSenado e Nexus revelou o panorama político dos eleitores brasileiros em 2024. O levantamento, que entrevistou 21.808 pessoas em todo o país, mostrou que 29% dos brasileiros se identificam com a direita, enquanto apenas 15% preferem a esquerda. Além disso, 11% se dizem de centro. No entanto, o dado mais significativo é que 40% dos eleitores afirmam não se identificar com nenhum dos três espectros políticos principais, enquanto 6% não souberam ou não quiseram responder.

Com uma margem de erro de 1,22 ponto percentual e um nível de confiança de 95%, a pesquisa foi realizada entre os dias 5 e 28 de junho, sendo o maior levantamento já feito sobre o tema no Brasil. Os resultados indicam que, apesar do discurso político polarizado presente no debate público, uma grande parcela da população permanece indiferente aos rótulos ideológicos tradicionais.

Direita Predomina em Diversos Segmentos

A preferência pela direita é predominante em todos os estados brasileiros, com destaque para Roraima (41%), Mato Grosso (37%), Santa Catarina (36%), Tocantins (35%) e Paraná (32%). De acordo com Marcelo Tokarski, CEO da Nexus, “os números refletem o perfil do eleitor brasileiro, mostrando como fatores como religião, renda e escolaridade afetam o posicionamento político”.

Entre os segmentos religiosos, a direita também se sobressai. Entre os evangélicos, 35% se consideram de direita, contra apenas 8% de esquerda e 9% de centro. Entre os católicos, 28% se identificam com a direita, enquanto 15% preferem a esquerda. Já entre as pessoas que seguem outras religiões ou são sem religião, direita e esquerda empatam em 21%.

Indiferença Política é Destaque

A grande quantidade de eleitores que não se alinham a nenhum espectro político é um dado que chamou a atenção dos analistas. Segundo Elga Lopes, diretora de opinião pública do DataSenado, esse desinteresse pode impactar as próximas eleições municipais. “É expressiva a fatia da população que não se identifica com a esquerda, a direita ou o centro”, destaca.

A indiferença política é ainda mais visível entre as mulheres, com 46% afirmando não ter preferência por nenhum espectro, comparado a 34% dos homens.

Esquerda Tem Maior Força no Nordeste

A esquerda, por outro lado, tem sua maior base de apoio no Nordeste, onde tem obtido sucesso em eleições recentes. Estados como Pernambuco e Rio Grande do Norte registram 18% dos eleitores identificados com esse espectro, seguidos pelo Ceará (17%) e Bahia (16%).

Apesar da predominância da direita em termos nacionais, a pesquisa revela uma sociedade politicamente fragmentada e com uma significativa parcela da população alheia às definições tradicionais de esquerda, direita e centro. Essa indiferença pode ser decisiva nas eleições futuras, influenciando as estratégias dos partidos políticos que buscam captar esse eleitorado sem posicionamento claro.


RELACIONADOS
Feito com muito 💜 por go7.com.br