19.1 C
Belo Horizonte
InícioBrasil & MundoProcurador-geral da Venezuela acusa Lula de mentir sobre acidente doméstico para não...

Procurador-geral da Venezuela acusa Lula de mentir sobre acidente doméstico para não ir à cúpula do BRICS

Neste sábado (26), o procurador-geral da Venezuela, Tarek William Saab, acusou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva de mentir sobre o acidente doméstico que sofreu recentemente, alegando que o líder brasileiro teria utilizado o incidente como justificativa para não participar da cúpula do BRICS, realizada na Rússia de 22 a 24 de outubro. A declaração foi feita em uma rede social do Ministério Público da Venezuela.

De acordo com Saab, “fontes diretas e próximas do Brasil” teriam informado que Lula manipulou o suposto acidente como “álibi” para evitar o encontro internacional. O procurador afirmou que um vídeo recente onde o presidente brasileiro aparece “em pleno uso de suas faculdades” reforça suas suspeitas.

A ausência de Lula na cúpula também repercutiu na chancelaria venezuelana, especialmente após o veto do governo brasileiro à inclusão da Venezuela no grupo BRICS. Em nota, o Ministério das Relações Exteriores da Venezuela afirmou que a decisão do Brasil foi um “gesto hostil” e comparou Lula ao ex-presidente Jair Bolsonaro, acusando-o de seguir uma política de “exclusão e intolerância”.

A relação entre Brasil e Venezuela vive tensões com a posição do governo Maduro sobre o BRICS. O ingresso da Venezuela no bloco é apoiado por Rússia e China, que veem no país um aliado estratégico na América Latina.


Para comentar as reportagens acesse; https://www.facebook.com/BHaovivoNews/ , https://x.com/Bhaovivonews e/ou https://www.threads.net/@bhaovivonews

 

RELACIONADOS