Em um período de apenas um ano, a avaliação do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sofreu uma inversão significativa em Belo Horizonte, a quinta maior cidade eleitoral do Brasil. De acordo com uma pesquisa recente realizada pelo Paraná Pesquisas e divulgada nesta quinta-feira (28), mais de 58% dos eleitores da capital mineira agora rejeitam o governo do Partido dos Trabalhadores (PT), representado por Lula. Esse número marca uma mudança drástica em comparação com março de 2023, quando a aprovação de Lula era de 50,4%. Atualmente, apenas 38% dos belo-horizontinos aprovam seu governo.
O descontentamento com Lula cresceu consideravelmente, com uma elevação de mais de 15 pontos percentuais na desaprovação, enquanto a aprovação diminuiu 12 pontos em Belo Horizonte. O índice de avaliação “péssima” do governo também teve um aumento substancial, passando de 27,8% para 40,7% em apenas 12 meses. É importante destacar que Minas Gerais é o segundo maior colégio eleitoral do país.
Recentemente, outra pesquisa também indicou uma tendência semelhante de queda na aprovação do presidente petista.
Por outro lado, apenas 8,4% dos eleitores de Belo Horizonte consideram o governo de Lula como “ótimo”. Há um ano, esse número era de 15,3%. Além disso, os que classificam o governo como ruim aumentaram de 7,9% para 10,6% no mesmo período. Mesmo os indecisos estão se posicionando, com uma redução de 6,7% para 3,7% nesse aspecto.
A pesquisa do Paraná Pesquisas entrevistou 900 eleitores de Belo Horizonte entre os dias 22 e 27 de março, com uma margem de erro de 3,3%.