23.6 C
Belo Horizonte
InícioBrasil & MundoEnchentes no RS: Governo adia Concurso Nacional Unificado em todo o país

Enchentes no RS: Governo adia Concurso Nacional Unificado em todo o país

O CPNU, considerado o maior concurso já realizado no Brasil, estava previsto para acontecer no próximo domingo (5).

Após as fortes chuvas que assolaram o Rio Grande do Sul, o governo federal confirmou nesta sexta-feira, 3, o adiamento da aplicação das provas do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) em todo o país. A decisão foi tomada em virtude da situação de calamidade pública decretada no estado gaúcho.

O CPNU, considerado o maior concurso já realizado no Brasil, estava previsto para acontecer no próximo domingo (5). No entanto, diante dos impactos das enchentes no Rio Grande do Sul, com 86 mil candidatos inscritos em dez cidades gaúchas, o governo optou pelo adiamento.

Com 3.665 locais de aplicação e 75.730 salas em todo o país, o CPNU conta com 2,144 milhões de candidatos inscritos disputando 6.640 vagas oferecidas por 21 órgãos públicos federais.

Enquanto o país se mobiliza para reorganizar o calendário do concurso, o estado do Rio Grande do Sul enfrenta uma situação preocupante. Segundo boletim da Defesa Civil estadual divulgado nesta sexta-feira, já são contabilizadas 31 mortes em decorrência das chuvas, com 74 pessoas ainda desaparecidas e 56 feridos. A tragédia afetou 235 municípios, deixando um total de 351.639 pessoas prejudicadas, sendo 17.087 desalojadas e 7.165 em abrigos. O governador Eduardo Leite alerta que esses números podem aumentar nos próximos dias, à medida que a situação se desenvolve.


RELACIONADOS
Feito com muito 💜 por go7.com.br