28.1 C
Belo Horizonte
InícioBrasil & MundoForça Aérea Brasileira mobiliza helicópteros para operações de resgate no RS após...

Força Aérea Brasileira mobiliza helicópteros para operações de resgate no RS após tempestades deixarem oito mortos  

Há 1.007 desabrigados, 1.130 desalojados e um total de 19.110 pessoas afetadas pelas condições meteorológicas extremas.

Nesta terça-feira (30), a Força Aérea Brasileira (FAB) lançou uma missão de auxílio aos resgates no Rio Grande do Sul, enviando dois helicópteros para a região afetada por fortes tempestades. A ação visa localizar e socorrer os desaparecidos em meio às adversidades climáticas que assolam o estado. Até o momento, oito óbitos foram registrados em decorrência das condições climáticas desfavoráveis.

De acordo com a Defesa Civil, há relatos de 21 pessoas desaparecidas. Os militares da FAB estão utilizando equipamentos especiais, como óculos de visão noturna, para facilitar as operações de resgate. Os helicópteros estão baseados na sede da Base Aérea de Santa Maria.

O impacto das tempestades se reflete em números alarmantes: onze pessoas ficaram feridas nos 103 municípios afetados. Além disso, há 1.007 desabrigados, 1.130 desalojados e um total de 19.110 pessoas afetadas pelas condições meteorológicas extremas.

A intensa atividade de chuvas é atribuída à interação entre duas massas de ar, quente e fria, que estão sobre o território brasileiro. Enquanto a massa de ar quente se intensifica no centro do país, a massa de ar fria atua na região da Argentina, gerando um grande contraste térmico nas latitudes médias do continente. Essa condição propicia a formação de uma grande área de instabilidade sobre o Rio Grande do Sul, resultando em volumes significativos de chuvas.

Diante do cenário adverso, a Defesa Civil emite recomendações essenciais para a população, visando garantir a segurança e minimizar danos:

– Permaneça em casa, se possível;
– Mantenha-se informado por meio de boletins meteorológicos e alertas de emergência;
– Siga as orientações das autoridades locais e utilize rotas de evacuação recomendadas;
– Evite deslocamentos para áreas afetadas;
– Em caso de residir em áreas de risco, deixe o local preventivamente;
– Prepare documentos importantes e proteja-os em sacos plásticos;
– Desligue a eletricidade, água e gás ao sair;
– Evite cruzar áreas alagadas, seja a pé ou de carro;
– Em situações de inundação, mantenha-se vigilante ao nível da água e busque refúgio seguro, seguindo as diretrizes de segurança.

A colaboração da população é fundamental para lidar com os desafios decorrentes das condições climáticas adversas e garantir a segurança de todos os envolvidos.


RELACIONADOS
Feito com muito 💜 por go7.com.br