Segundo informações atualizadas pelo governo do Rio Grande do Sul às 18h desta quinta-feira, a situação no estado é crítica, com mais de 500 mil pessoas enfrentando problemas de abastecimento de água e mais de 300 mil pontos sem energia elétrica.
Os dados compilados pela Secretaria de Comunicação do governo gaúcho, com base em relatórios das secretarias do Meio Ambiente e Infraestrutura, de Logística e Transportes, e da Educação, revelam que aproximadamente 541,5 mil clientes da Corsan estão sem água, o que representa cerca de 17% da totalidade de clientes atendidos pela empresa.
Quanto ao fornecimento de energia elétrica, na área atendida pela CEEE Equatorial, cerca de 56,9 mil pontos estão sem luz, afetando 3,15% dos clientes. Já nas regiões atendidas pela RGE Sul, são 272 mil pontos sem energia, o que equivale a 8,9% do total de clientes.
Além disso, a telefonia também foi afetada pelas chuvas intensas. Clientes da Tim, Vivo e Claro estão enfrentando problemas em 86, 48 e 48 municípios, respectivamente, com interrupção dos serviços de telefonia e internet.