Os supermercados de Minas Gerais estão se preparando para a alta demanda das festas de fim de ano e devem gerar cerca de 8 mil vagas temporárias. A informação foi divulgada por Alexandre Poni, presidente da Associação Mineira de Supermercados (Amis), durante a abertura da 36ª Superminas Food Show, no ExpoMinas, em Belo Horizonte.
A expectativa é de que essas vagas temporárias possam se tornar permanentes após o período de festividades, uma vez que o setor enfrenta uma escassez generalizada de mão de obra. Segundo a Amis, o aumento de contratações é baseado em uma previsão de crescimento de 7,3% na movimentação nas lojas.
Poni destacou que os supermercados têm buscado novas formas de atrair e reter funcionários, considerando o cenário de falta de mão de obra. “Estamos ofertando muitas vagas e competindo com outros setores. Temos oportunidades para o primeiro emprego e para aprendizado, mas enfrentamos o desafio de nos reinventar”, comentou. Ele também mencionou que, diante da dificuldade de contratar jovens, o setor tem ampliado oportunidades para pessoas acima de 60 anos, com algumas redes promovendo feiras de emprego voltadas para idosos.
Previsão de aumento de consumo
Durante o Natal e o Ano Novo, o setor projeta um aumento significativo no consumo de cerveja, com expectativa de crescimento de 8,3%. Vinhos e panetones também devem registrar alta nas vendas, com aumentos de 7,5% e 5,5%, respectivamente. A comercialização de carnes deve crescer 6,2%.
Apesar da maior demanda, Antônio Claret Nametala, diretor-executivo da Amis, afirmou que o aumento no consumo não deve resultar em elevação de preços, já que a oferta e a procura estão equilibradas. “Não há dinheiro sobrando no mercado e, com o equilíbrio entre oferta e demanda, os preços devem se manter estáveis”, explicou.
Para comentar as reportagens acesse; https://www.facebook.com/BHaovivoNews/ , https://x.com/Bhaovivonews e/ou https://www.threads.net/@bhaovivonews