O Grupo Dia, empresa espanhola de supermercados, anunciou na quinta-feira passada (14) o fechamento de 343 lojas e 3 centros de distribuição no Brasil, como parte de um amplo processo de reestruturação da companhia.
O diretor financeiro, Guillaume Marie Didier, explicou em comunicado que a decisão foi tomada em resposta aos resultados negativos persistentes da subsidiária brasileira, reafirmando a intenção do grupo em direcionar seus esforços para seus principais mercados.
As lojas fechadas foram identificadas como de “baixo desempenho”, e a empresa pretende explorar opções estratégicas para o restante de suas operações no Brasil após essas medidas.
O Grupo Dia informou que está reconfigurando sua presença no país para focar suas atividades na região de São Paulo, onde manterá em funcionamento 244 unidades.
De acordo com o comunicado à imprensa, as lojas mantidas estão principalmente localizadas na capital paulista, em algumas cidades da região metropolitana de São Paulo e em Santos, com aproximadamente metade delas sendo franquias. O centro de distribuição em Osasco continuará operando para atender essas lojas.
O programa de fidelidade Clube Dia e a venda de produtos de marca própria permanecerão em vigor, enquanto o grupo reestrutura suas operações no Brasil, concentrando-se na região de São Paulo, onde a rentabilidade é maior e a concentração de lojas permite uma logística mais eficiente e redução de custos.
O conselho de administração aprovou o plano com o objetivo de realocar recursos para os mercados mais lucrativos, como Espanha e Argentina, onde a empresa possui uma posição significativa através de sua estratégia de “mercados de proximidade”.