19.1 C
Belo Horizonte
InícioGeralTempestades e granizo podem atingir 409 cidades de Minas neste sábado, alerta...

Tempestades e granizo podem atingir 409 cidades de Minas neste sábado, alerta Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para o risco de tempestades severas, acompanhadas de granizo, em 409 cidades de Minas Gerais. O alerta é válido até as 12h deste sábado (12), podendo ser renovado. Entre as regiões afetadas estão o Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Central, Oeste, Sul, Sudoeste, Zona da Mata, Campo das Vertentes, Região Metropolitana de Belo Horizonte e Noroeste.

O Inmet prevê chuvas intensas de até 100 mm por dia, com ventos fortes entre 60 e 100 km/h, além da possibilidade de queda de granizo. Devido às condições climáticas adversas, há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos em áreas urbanas.

A população das regiões afetadas deve ficar atenta às instruções de segurança emitidas pelo instituto. Em caso de rajadas de vento, o Inmet orienta que as pessoas evitem se abrigar sob árvores, devido ao risco de queda e descargas elétricas, e não estacionem veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda.

Outra recomendação é desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia, se possível, para evitar acidentes em caso de descargas atmosféricas. Em situações de emergência, a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193) devem ser acionados.

O alerta também destaca a importância de tomar medidas preventivas, como proteger telhados e remover objetos que possam ser levados pelo vento. Agricultores e moradores de áreas rurais, em especial, devem estar atentos ao risco de danos às plantações e estruturas, como galpões e estufas.

O Inmet e os órgãos de defesa continuam monitorando as condições climáticas e emitirão novos avisos se necessário. A recomendação é que a população acompanhe as atualizações em tempo real para se proteger de eventuais danos.


Para comentar as reportagens acesse; https://www.facebook.com/BHaovivoNews/ , https://x.com/Bhaovivonews e/ou https://www.threads.net/@bhaovivonews

 

 

RELACIONADOS