28.1 C
Belo Horizonte
InícioGeralAjuda especializada para usuários de drogas e familiares agora disponível via WhatsApp...

Ajuda especializada para usuários de drogas e familiares agora disponível via WhatsApp em Minas

Desde janeiro deste ano, o atendimento via WhatsApp vem sendo testado e já realizou o acolhimento e/ou encaminhamento de 120 usuários de drogas e familiares.

Desde quinta-feira, 2, usuários de drogas e seus familiares em Minas Gerais podem solicitar ajuda de forma rápida e descomplicada através do WhatsApp. Equipes de psicólogos e assistentes sociais estarão disponíveis para oferecer atendimento especializado e orientações através deste aplicativo de mensagens, em um novo serviço disponibilizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).

Neste serviço, o usuário ou seus familiares serão acolhidos e terão acesso a uma escuta especializada para auxiliar em situações de tensão ou dúvida. A partir do primeiro contato, onde também é realizada uma avaliação psicossocial, os profissionais poderão sugerir e realizar encaminhamentos para redes de prevenção, atenção e cuidado.

Isso significa que, através do WhatsApp, os usuários podem ser encaminhados para tratamento na rede de saúde, assistência social, comunidades terapêuticas ou para grupos de apoio, como o Alcoólicos Anônimos (AA), por exemplo. O serviço está disponível das 8h às 18h.

Desde janeiro deste ano, o atendimento via WhatsApp vem sendo testado e já realizou o acolhimento e/ou encaminhamento de 120 usuários de drogas e familiares.

A expansão deste serviço é uma ampliação dos atendimentos presenciais e telefônicos já realizados pelo Centro de Referência Estadual em Álcool e outras Drogas (Cread), da Subsecretaria de Políticas sobre Drogas da Sejusp. Caso prefiram, os usuários também podem optar pelo atendimento telefônico através do mesmo número do WhatsApp: (31) 3273-6204.

Desde o início do ano, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) é parceira do Estado na qualificação do atendimento ao usuário de drogas. Pesquisadores e alunos da Faculdade de Medicina da UFMG agora também colaboram com as ações do Cread, incluindo o atendimento aos familiares e usuários via WhatsApp, lançado nesta quinta-feira.


RELACIONADOS
Feito com muito 💜 por go7.com.br