Nesta segunda-feira (1/4), o Governo de Minas dá início ao maior evento esportivo-escolar do Brasil, os Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg), que reunirão mais de 40 mil estudantes-atletas de 12 a 17 anos de idade, representando escolas públicas e particulares de todas as regiões do estado, entre abril e agosto de 2024.
A edição deste ano bateu o recorde de inscrições, com 842 municípios mineiros participantes, representando 98% de todas as cidades do estado. Esse número representa um aumento significativo em comparação com 2019, quando 839 municípios se inscreveram, destacando a importância do evento esportivo e da competição organizada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG).
A secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Elizabeth Jucá, enfatizou a força dos Jogos Escolares de Minas Gerais para a valorização e promoção do esporte no estado, destacando o evento como uma política pública que reforça a importância do esporte para a saúde, autoestima, inserção social e formação integral dos estudantes.
O secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, ressaltou o expressivo número de participantes como um reflexo do compromisso contínuo do Estado de Minas em promover o esporte educativo e oferecer oportunidades para que os jovens desenvolvam seus talentos e habilidades atléticas.
Os Jogos Escolares de Minas Gerais são divididos em etapas microrregionais, regionais e estaduais. A etapa microrregional está programada para ocorrer entre 1/4 e 26/5, abrangendo 54 sedes distribuídas por várias regiões do estado. Os campeões das modalidades coletivas e os quatro primeiros colocados do xadrez da etapa microrregional avançam para a etapa regional, e os campeões regionais avançam para a etapa estadual.
Além das modalidades esportivas tradicionais, o Jemg também realiza uma etapa estadual paralímpica, promovendo o esporte e a inclusão para atletas com deficiência, reforçando o compromisso do Governo de Minas com a inclusão e a diversidade.
O Jemg 2024 indica os representantes de Minas Gerais para os Jogos Escolares Brasileiros, os Jogos da Juventude e as Paralimpíadas Escolares, com a execução técnica a cargo da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (Feemg).