De acordo com o levantamento “Tendências de Moradia no Brasil”, realizado pela Loft em parceria com a Offerwise e divulgado nesta segunda-feira (25), Minas Gerais desponta como o terceiro estado mais almejado para moradia pelos brasileiros.
Os dados coletados entre os dias 9 e 13 de março, com uma amostra de 3.095 pessoas, revelam que 8,9% dos entrevistados manifestaram o desejo de residir em Minas Gerais. O estado fica atrás apenas de Santa Catarina, com 18,3%, e São Paulo, com 11,8%.
O Rio de Janeiro, com 8,7%, e o Rio Grande do Sul, com 7,5%, seguem Minas Gerais no ranking dos estados mais desejados para moradia. Bahia, Paraná, Ceará, Goiás e Pernambuco completam o top 10 da pesquisa.
Motivações para a Mudança Entre as razões que impulsionam a mudança de estado, destacam-se a busca por melhor qualidade de vida para si (37,1%) e para a família (34,9%). Além disso, fatores como clima, custo de vida, infraestrutura e opções de lazer foram considerados significativos pelos entrevistados.
Outros motivos citados incluem o desejo de vivenciar novas experiências e desafios (34,8%), perspectivas financeiras ou profissionais mais favoráveis (30%) e a cultura local (25,2%).
Resistência à Mudança Por outro lado, a pesquisa também revela uma parcela considerável de entrevistados que não têm interesse em deixar seus estados atuais. Na Paraíba, por exemplo, 38,5% dos entrevistados expressaram essa posição. Em seguida, estão Espírito Santo (37,50%), Alagoas (32,60%), Rio Grande do Norte (31,10%) e Pará (29%).
Minas Gerais figura entre os estados nos quais uma parcela significativa da população também não deseja mudar, com 26,40% dos entrevistados expressando essa opinião.
O levantamento completo apresenta uma ampla gama de preferências, evidenciando as nuances e diversidades presentes nas aspirações dos brasileiros em relação à sua moradia.