Um homem de 43 anos foi preso no último sábado (28 de setembro) em Joanésia, no Vale do Rio Doce, suspeito de coagir uma vítima de tentativa de homicídio para que não o apontasse como autor dos disparos. O crime ocorreu em 25 de novembro de 2017, quando um jovem de 22 anos foi atingido no rosto e nas costas por três tiros. Após o ataque, o suspeito fugiu em um veículo e não foi localizado na época.
A vítima foi socorrida por terceiros e ficou internada por seis dias. No entanto, como consequência dos ferimentos, o jovem sofreu debilidade permanente no membro inferior esquerdo, com uma perda funcional de 30%.
Em setembro deste ano, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) descobriu que o suspeito vinha perseguindo e ameaçando a vítima para que ela desistisse de imputá-lo como o autor do crime. Diante dessas novas informações, a PCMG solicitou a prisão preventiva do suspeito.
O homem foi capturado na zona rural de Joanésia por uma equipe da Delegacia de Polícia Civil de Mesquita e encaminhado ao sistema prisional. Ele agora responde por tentativa de homicídio qualificado, com agravantes de motivo fútil e recurso que dificultou a defesa da vítima, além de coação no curso do processo. As investigações continuam.