24.3 C
Belo Horizonte
InícioGeralOperação combate fraudes e desvio de recursos públicos em Minas e mais...

Operação combate fraudes e desvio de recursos públicos em Minas e mais seis estados e no DF

Uma operação contra fraudes em licitações e desvios de dinheiro público foi deflagrada nesta terça-feira (5), atingindo Minas Gerais, Paraná, Espírito Santo, Pernambuco, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e o Distrito Federal. Ao todo, foram cumpridos 54 mandados de busca e apreensão, com foco em investigar um esquema de corrupção que envolve funcionários públicos e empresas contratadas pelo governo.

A ação investiga servidores vinculados à Superintendência do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes do Paraná (DNIT/PR), suspeitos de receberem pagamentos ilegais entre 2011 e 2022. De acordo com a Receita Federal, os servidores teriam aceitado valores ilícitos em troca de benefícios para empresas em contratos com o poder público, além de manipular processos licitatórios e aprovar contratos com falhas graves que geraram prejuízos significativos aos cofres públicos.

A investigação também revelou indícios de lavagem de dinheiro para ocultar a movimentação de valores obtidos de forma ilegal. Os crimes ocorreriam, principalmente, na supervisão e fiscalização de obras contratadas pelo DNIT/PR.

A operação contou com a colaboração de 239 agentes da Polícia Federal, 12 auditores e analistas da Receita Federal e servidores da Controladoria-Geral da União (CGU). A 14ª Vara Federal de Curitiba expediu ordens judiciais para o bloqueio e sequestro de bens, incluindo veículos de luxo e imóveis, além de congelamento de ativos financeiros dos envolvidos.

CLIQUE NO BANNER E ENTRE PRO NOSSO GRUPO


Para comentar as reportagens acesse; https://www.facebook.com/BHaovivoNews/ , https://x.com/Bhaovivonews e/ou https://www.threads.net/@bhaovivonews

 

RELACIONADOS