20.8 C
Belo Horizonte
InícioEconomiaCleitinho propõe uso de indenização da Vale para abater dívida de Minas...

Cleitinho propõe uso de indenização da Vale para abater dívida de Minas com a União

O senador Cleitinho (Republicanos) sugeriu, na última quinta-feira (11), durante seu discurso na tribuna, que a indenização da Vale pelo rompimento da barragem em Mariana, ocorrido em 2015, seja utilizada para abater a dívida de Minas Gerais com a União. Atualmente, a dívida do estado é estimada em R$ 160 bilhões.

Impacto da Dívida

Cleitinho alertou que o montante da dívida tem sérias repercussões no funcionalismo público e nos serviços estaduais, podendo resultar em atrasos nos salários e na paralisação de investimentos. Ele destacou a importância de encontrar uma solução junto ao Governo Federal para mitigar esses impactos.

Articulação Política

O senador mencionou estar articulando com outros parlamentares mineiros, incluindo Carlos Viana (Podemos) e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), para buscar uma solução viável para o problema fiscal de Minas Gerais.

Proposta de Abatimento

Cleitinho propôs que a indenização de R$ 100 bilhões, a ser paga pela Vale e dividida entre Minas Gerais e Espírito Santo, seja utilizada para reduzir a dívida do estado com a União. Ele apresentou a sugestão ao presidente Lula, destacando que abater a dívida com essa indenização seria uma solução simples e direta, além de liberar recursos para investimentos no estado.
“Eu sugeri pro Lula, que pegue essa indenização, o que for de Minas, abate na dívida. É simples de resolver. Esse desconto, inclusive, pode ser feito para investir em Minas Gerais”, afirmou Cleitinho.

A proposta do senador busca aliviar a carga financeira sobre Minas Gerais e permitir que o estado continue a investir em áreas essenciais, apesar do pesado endividamento.


RELACIONADOS
Feito com muito 💜 por go7.com.br