25.8 C
Belo Horizonte
InícioBUSINESMercado das Flores reabre suas portas em Belo Horizonte

Mercado das Flores reabre suas portas em Belo Horizonte

A ideia de reabrir o Mercado das Flores, um ponto de encontro e conversa desde sua inauguração em 1950

Após sete anos de espera, o Mercado das Flores, um dos locais mais emblemáticos da capital mineira, retorna com força total. Localizado na Avenida Afonso Pena, esquina com a Rua da Bahia, no coração do Centro, o mercado abriu suas portas hoje,19, após passar por uma revitalização completa. Agora, ele se prepara para reassumir seu papel vital na cultura, turismo e gastronomia de BH.

Fechado desde 2017, o espaço é mais conhecido por ter abrigado a floricultura Flora Rosa por 42 anos, operando 24 horas por dia, sete dias por semana. Por essa razão, tornou-se popularmente conhecido como o “mercado das flores”, embora também tenha desempenhado outras funções, como o Centro de Atendimento ao Turista (CAT) e um posto de venda de ingressos do Sindicato dos Produtores de Artes Cênicas de Minas Gerais (Sinparc).

A ideia de reabrir o Mercado das Flores, um ponto de encontro e conversa desde sua inauguração em 1950, surgiu em outubro de 2022, quando foi adquirido pelo Serviço Social do Comércio (Sesc), em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur). O processo licitatório garantiu ao Sesc a gestão do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) – Mercado das Flores pelos próximos três anos, com a opção de prorrogar o prazo por até 10 anos.

As obras começaram em 2023 e, após grande expectativa, chegou o momento de ver o Mercado das Flores reabrir suas portas. Segundo o Sesc, o espaço continuará funcionando como CAT, fornecendo direcionamentos e informações sobre as melhores atrações turísticas de Minas Gerais para turistas e moradores. Além disso, abrigará uma agência de viagens do Sesc em Minas, dedicada à venda de passeios e hospedagens.

O prédio inclui uma área de convivência, pronta para sediar encontros e pequenos eventos culturais e gastronômicos. Mantendo viva sua memória e suas funções originais, a venda de ingressos para as diversas atrações do Sesc Palladium também ocorrerá no local, mantendo a conexão com a agenda cultural da capital mineira. A reabertura do Mercado das Flores ocorreu nesta terça-feira, às 9h, com a revelação da placa de inauguração durante uma coletiva de imprensa.

RELACIONADOS
Feito com muito 💜 por go7.com.br