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Apagão cibernético global afeta redes de comunicação e aeroportos

Atualização em software de segurança CrowdStrike Falcon é apontada como a causa do apagão global

Nesta sexta-feira (19), um apagão cibernético global causou grandes transtornos em serviços essenciais, incluindo redes de comunicação, bancos, aeroportos e sistemas ferroviários. O incidente foi desencadeado por uma atualização no software Falcon, da empresa de segurança virtual CrowdStrike, que afetou diversos sistemas importantes em todo o mundo.

Impacto Mundial

Os principais serviços ao redor do globo enfrentaram interrupções. No Reino Unido, o National Health Service (NHS) relatou que vários hospitais foram afetados. Nos Estados Unidos, serviços de emergência de vários estados ficaram fora do ar temporariamente, e a cidade de Washington suspendeu todas as viagens de metrô até a resolução do problema.

Na Austrália, o Coordenador Nacional de Segurança Cibernética confirmou que a falha foi causada por “uma plataforma de software de terceiros”, levando o governo a se reunir para avaliar a situação.

Reação da CrowdStrike e Medidas de Correção

A CrowdStrike, empresa responsável pelo software afetado, informou que o problema foi causado por uma atualização na plataforma Falcon, que faz a segurança de vários sistemas, incluindo os da Microsoft. George Kurz, CEO da CrowdStrike, afirmou: “CrowdStrike está trabalhando ativamente com seus clientes impactados por um defeito encontrado numa única atualização para servidores Windows. Servidores Mac e Linux não foram afetados; Isto não foi um incidente de segurança nem um ciberataque. O problema foi identificado, isolado, e o processo para consertá-lo está em andamento.”

A Microsoft também se pronunciou via rede social X (anteriormente conhecida como Twitter), indicando que estava tomando medidas para mitigar o problema. “Nossos serviços ainda apresentam melhorias contínuas enquanto continuamos a tomar ações de mitigação”, afirmou a empresa.

Efeitos em Diversos Setores

Companhias aéreas dos Estados Unidos, como Delta, United e American Airlines, suspenderam voos devido a “problemas de comunicação”. Aeroportos em Berlim, Amsterdã-Schiphol, Hong Kong e na Espanha também sofreram com as interrupções. O aeroporto de Zurique, na Suíça, suspendeu os pousos temporariamente.

Além do setor aéreo, hospitais nos Países Baixos, a Bolsa de Valores de Londres e o sistema ferroviário britânico foram afetados. A programação do canal britânico Sky News foi interrompida, e na Austrália, o canal ABC anunciou que seus sistemas foram comprometidos por uma falha significativa.

Esclarecimentos e Especulações

A agência francesa de segurança cibernética, ANSSI, declarou que não há evidências de que o apagão tenha sido causado por um ciberataque. A empresa australiana de telecomunicações Telstra também indicou que os problemas foram provocados por “problemas globais” relacionados ao software da Microsoft e da CrowdStrike.

A autoridade nacional de segurança cibernética da Austrália reforçou que o apagão estava ligado a uma “plataforma de software de terceiros” e não havia informações que sugerissem o envolvimento de hackers.


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