23 C
Belo Horizonte
InícioPolíticaELEIÇÕES 2024Tramonte se destaca na corrida pela prefeitura de Belo Horizonte ao atrair...

Tramonte se destaca na corrida pela prefeitura de Belo Horizonte ao atrair votos de Lulistas e Bolsonaristas aponta DATATEMPO

O deputado estadual Mauro Tramonte (Republicanos) está na liderança da disputa pela Prefeitura de Belo Horizonte, conforme os dados da terceira rodada da pesquisa DATATEMPO, realizada entre 4 e 8 de julho de 2024. Com 22,4% das intenções de voto, Tramonte se destaca ao conseguir atrair eleitores tanto de Lula quanto de Bolsonaro.

De acordo com a pesquisa, Tramonte herda 23,5% dos votos daqueles que optaram por Lula nas eleições presidenciais de 2022, e 21,9% dos eleitores de Bolsonaro. Esse cenário indica uma habilidade do pré-candidato em transitar entre os polos políticos, o que é evidenciado pelo fato de ele receber mais votos de eleitores de Lula do que o deputado federal Rogério Correia (PT), que tem apenas 14,8% do apoio dos eleitores de Lula. Tramonte também está empatado tecnicamente com o deputado estadual Bruno Engler (PL), que recebe 27,5% dos votos de eleitores de Bolsonaro.

Para a cientista social Bruna Assis, analista de pesquisas do DATATEMPO, o sucesso de Tramonte pode ser atribuído à sua capacidade de se descolar dos extremos ideológicos e ao seu alto nível de conhecimento entre os eleitores. Tramonte também está em busca de um vice que seja considerado “neutro” e que possa ampliar seu apelo entre o eleitorado.

Polarização e Influência dos Líderes Nacionais

Embora Tramonte esteja se destacando, a pesquisa também revela que ex-presidentes Jair Bolsonaro e Luiz Inácio Lula da Silva ainda desempenham papéis significativos na política local. Bolsonaro é visto como o principal influenciador na escolha de um candidato a prefeito por 28,4% dos eleitores de Belo Horizonte, enquanto Lula é citado por 24,2%. Esses números mostram uma pequena variação em relação à rodada anterior da pesquisa, realizada em junho, onde Bolsonaro e Lula tinham, respectivamente, 25,9% e 25,3% de influência.

A Influência dos Líderes Locais

A pesquisa também indica que o ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), tem o apoio mais relevante para 14,9% dos eleitores da capital. O atual governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), é considerado o padrinho político mais importante por 12,7% dos eleitores.

Metodologia

A pesquisa DATATEMPO foi realizada pela Sempre Editora e incluiu 1.200 entrevistas domiciliares. A margem de erro é de 2,83 pontos percentuais, com um intervalo de confiança de 95%. O registro da pesquisa é TRE MG-02187/2024.


RELACIONADOS
Feito com muito 💜 por go7.com.br