25.4 C
Belo Horizonte
InícioSegurançaMinas Gerais amplia sistema prisional com 2,7 mil novas vagas

Minas Gerais amplia sistema prisional com 2,7 mil novas vagas

O sistema prisional de Minas Gerais ganhará cerca de 2,7 mil novas vagas para enfrentar a demanda histórica e melhorar as condições de custódia e ressocialização dos detentos. Este investimento inclui a construção de novas unidades, finalização de obras paralisadas e ampliação de instalações existentes.

As novas unidades são focadas na ressocialização e na segurança dos servidores, com estruturas voltadas para trabalho e estudo dos detentos. Recentemente, o Presídio de Ubá, com 388 vagas, foi inaugurado, assim como a ampliação do Ceresp de Juiz de Fora, que agora tem 191 novas vagas.

Na próxima semana, o Ceresp Ipatinga será inaugurado oficialmente, oferecendo 282 novas vagas. Presídios em Itaúna e Frutal, com 306 e 388 vagas respectivamente, estão em fase avançada de construção, enquanto Lavras e Poços de Caldas concluirão suas novas instalações, cada uma com 600 vagas, em 2026.

O diretor-geral do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG), Leonardo Badaró, destacou a importância dessas entregas para melhorar as condições de cumprimento de pena e de trabalho dos policiais penais e demais servidores.

Nos últimos dois anos, o Governo de Minas investiu historicamente R$ 74 milhões no sistema prisional, com novas construções e reformas em unidades como a Penitenciária José Maria Alkimin, o Ceresp Gameleira e o Ceresp Betim.

A subsecretária de Gestão Administrativa, Logística e Tecnologia da Sejusp, Ana Luiza Falcão, ressaltou a importância dos investimentos e das parcerias com prefeituras e o Poder Judiciário, que têm permitido a ampliação de vagas e melhorias estruturais em diversas unidades pelo estado.


RELACIONADOS
Feito com muito 💜 por go7.com.br