21.9 C
Belo Horizonte
InícioBrasil & MundoLula critica baixo imposto sobre  herança no Brasil

Lula critica baixo imposto sobre  herança no Brasil

Nesta terça-feira, 23, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou o baixo imposto sobre herança no Brasil, afirmando que isso desestimula doações de patrimônio para áreas como educação. A declaração foi feita durante a cerimônia de homenagem aos dez anos do campus Lagoa do Sino, da UFSCar, em Buri, São Paulo. O campus foi construído em uma área doada pelo escritor Raduan Nassar.

Lula comparou a situação brasileira com a dos Estados Unidos, onde os altos impostos sobre herança incentivam empresários a fazer doações. “Aqui no Brasil, o imposto sobre herança é só 4%. Então a pessoa não tem interesse em devolver o patrimônio dele”, disse o presidente.

Reiterando seu compromisso com investimentos em saúde e educação, Lula destacou que recursos destinados a essas áreas não devem ser vistos como gastos, mas como investimentos essenciais para o desenvolvimento do país. “País importante não é aquele que só exporta soja, milho e minério de ferro. É aquele que exporta inteligência e conhecimento”, afirmou.

O presidente enfatizou que a saúde e a educação são pilares fundamentais para o bem-estar e a produtividade da população. “Cuidar da saúde é investimento. Uma pessoa com saúde trabalha melhor, vive melhor, está mais feliz”, disse Lula.

Na segunda-feira, 22, o governo anunciou um congelamento de R$ 15 bilhões em despesas, com detalhes sobre os cortes em cada órgão do Executivo a serem divulgados na próxima terça-feira, 30.


RELACIONADOS
Feito com muito 💜 por go7.com.br