17.3 C
Belo Horizonte
InícioBrasil & MundoEUA reconhecem vitória de Edmundo González nas eleições Venezuelanas

EUA reconhecem vitória de Edmundo González nas eleições Venezuelanas

Secretário de Estado dos EUA declara que candidato da oposição obteve maioria dos votos

O Secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, anunciou nesta quinta-feira (1º) que Edmundo González Urrutia, candidato da oposição na Venezuela, obteve o maior número de votos nas eleições presidenciais realizadas no domingo, 28 de julho.

“Dada a esmagadora evidência, está claro para os Estados Unidos e, mais importante, para o povo venezuelano, que Edmundo González Urrutia obteve o maior número de votos nas eleições presidenciais de 28 de julho na Venezuela”, afirmou Blinken em comunicado do Departamento de Estado dos EUA.

Blinken expressou o apoio dos Estados Unidos à transição democrática na Venezuela, destacando que o país está pronto para considerar formas de reforçar essa transição junto com parceiros internacionais. “Parabenizamos Edmundo González Urrutia pelo sucesso de sua campanha. Agora é a hora de as partes venezuelanas iniciarem discussões sobre uma transição respeitosa e pacífica, de acordo com a lei eleitoral venezuelana e os desejos do povo venezuelano”, acrescentou.

CNE Proclama Maduro Presidente

Apesar do reconhecimento dos Estados Unidos, o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela proclamou Nicolás Maduro como presidente para um novo mandato na segunda-feira (29), um dia após as eleições. O CNE declarou que Maduro venceu com 51,2% dos votos, contra 44,2% de Edmundo González.

Denúncias de Fraude

A oposição venezuelana denunciou fraudes nas eleições, alegando que Edmundo González venceu com cerca de 70% dos votos. A oposição afirma ter cópias de mais de 80% das atas de urna, mostrando que González Urrutia somava 67% dos votos. Em resposta às denúncias, ocorreram protestos na segunda-feira que resultaram em pelo menos 11 mortes, segundo organizações de defesa dos direitos humanos, enquanto a oposição estima um saldo de 20 mortos.

Supremo da Venezuela Convoca Candidatos

O Tribunal Supremo de Justiça (TSJ) da Venezuela convocou os candidatos das eleições presidenciais para “certificar” o processo, após aceitar um recurso apresentado por Nicolás Maduro para verificar os resultados. A convocação inclui Maduro, Edmundo González Urrutia e outros oito candidatos minoritários. A presidente do TSJ, Caryslia Rodríguez, informou que a investigação para certificar os resultados será iniciada imediatamente, com comparecimento dos candidatos marcado para sexta-feira (2), às 14h locais (15h em Brasília).


RELACIONADOS
Feito com muito 💜 por go7.com.br