29.6 C
Belo Horizonte
InícioBrasil & Mundo"A cor não define medalha", diz Bia Souza após conquista do Ouro...

“A cor não define medalha”, diz Bia Souza após conquista do Ouro no Judô

Na sexta-feira (2), Beatriz Souza fez história ao conquistar a primeira medalha de ouro para o Brasil na Olimpíada de Paris, na categoria +78kg do judô feminino. Emocionada, a judoca dedicou sua vitória à avó falecida há dois meses e falou sobre o significado de sua conquista como mulher negra.

“Estamos aqui para crescer não só como atletas, mas como seres humanos, mostrando que podemos alcançar qualquer objetivo. A cor não define medalha, não define nada. No fim, o que importa é a raça”, afirmou Bia Souza, de 26 anos, ao comentar sobre a importância de sua vitória e a representação negra no esporte.

A atleta também destacou que sua conquista simboliza uma vitória para a comunidade negra. “Os negros estão conquistando o poder. É maravilhoso fazer parte dessa mudança e ser uma fonte de inspiração para outros”, declarou.

Nascida em Itariri, interior de São Paulo, e criada em Peruíbe, no litoral sul paulista, Bia Souza dedicou a medalha à sua avó. “Esta medalha é para minha avó. Ela faleceu há dois meses e eu queria mostrar para mim mesma que todo o sacrifício, como perder eventos familiares, valeria a pena. E valeu a pena, cada segundo”, disse, com emoção.

A judoca também expressou sua alegria em reencontrar seu marido, Daniel Souza, ex-atleta de basquete. “Meu marido foi um grande apoio durante todo esse ciclo. Ele teve muita paciência e sempre me ajudou em tudo”, afirmou Bia.


RELACIONADOS
Feito com muito 💜 por go7.com.br