20.2 C
Belo Horizonte
InícioBrasil & MundoDengue no Brasil: Casos ultrapassam 2 milhões em pouco mais de dois...

Dengue no Brasil: Casos ultrapassam 2 milhões em pouco mais de dois meses de 2024

Deputado chama Lula de 'Presidengue' pela condução na epidemia

O Brasil atinge uma marca preocupante: ultrapassa os 2 milhões de casos de dengue em apenas dois meses e alguns dias de 2024. De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde, o país registra 2.010.896 prováveis infecções da doença, com um total de 682 mortes confirmadas e mais 1.042 óbitos sob investigação.

O coeficiente de casos de dengue por cada 100 mil habitantes está em 990,3, destacando o Distrito Federal como epicentro, com uma incidência alarmante de 5725,8 casos para cada 100 mil habitantes. A capital federal notificou 161.299 casos somente neste ano, conforme relatórios do Ministério da Saúde.

O Brasil enfrenta uma emergência em saúde pública, alerta o mestre e doutor em epidemiologia Paulo Petry, evidenciando o risco de sobrecarga no sistema de saúde e a necessidade de um esforço conjunto para eliminar os criadouros do mosquito.

Diante desse cenário preocupante, o estoque da vacina Qdenga será remanejado dos municípios considerados prioritários para outras cidades, evitando a perda de doses próximas do prazo de validade, que se encerra em abril, conforme anúncio do Ministério da Saúde.

Os números revelam que as mulheres são as principais vítimas da dengue, representando 55,5% dos casos, enquanto a faixa etária mais afetada está entre 20 e 29 anos.

Críticas à Gestão: Deputado chama Lula de ‘Presidengue’ pela condução na epidemia

Em meio à escalada da epidemia de dengue, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enfrenta críticas por sua abordagem em relação à doença. O deputado estadual Coronel Alberto Feitosa (PL) trouxe um “presidengue” para a tribuna da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), em protesto contra a postura do presidente.

Feitosa acusou Lula de abandonar prefeitos e governadores no combate à doença, destacando que a dengue estaria causando mais de 25 mil mortes por dia. O deputado declarou: “A cara da dengue no Brasil tem um rosto. Vou mostrar aos pernambucanos e ao Brasil o ‘presidengue’, essa é a cara do presidente Lula”.

A gestão da epidemia se tornou um desafio para o governo federal, levando Lula a cobrar publicamente sua ministra da Saúde, Nísia Trindade, durante reunião ministerial. As dificuldades no combate à dengue geram comparações com a postura do ex-presidente Jair Bolsonaro durante a pandemia de Covid-19.

Os dados do Ministério da Saúde revelam que o Brasil enfrenta seu pior índice de dengue neste século, com quase 2 milhões de casos prováveis até o momento. Minas Gerais é o estado mais afetado, com mais de 690 mil casos prováveis e uma incidência de 3 mil casos para cada 100 mil habitantes, além de 418 mortes em investigação.

RELACIONADOS
Feito com muito 💜 por go7.com.br