29.6 C
Belo Horizonte
InícioGeralCLIMA EM BH - Belo Horizonte terá dia ensolarado, enquanto ciclone extratropical...

CLIMA EM BH – Belo Horizonte terá dia ensolarado, enquanto ciclone extratropical provoca onda de frio em cinco estados

A previsão do tempo para este domingo, 11 de agosto, em Belo Horizonte indica um dia de sol com poucas nuvens e sem expectativa de chuva. As temperaturas na capital mineira devem variar entre 10°C e 26°C, mantendo o clima seco que tem predominado ao longo do mês. Até o momento, não foi registrado nenhum índice de chuva em agosto, o que representa 0% da média histórica de 12 mm para o mês.

Mais de 200 cidades de Minas Gerais estão em alerta de geada até as 8h desta segunda-feira (12), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O fenômeno pode causar um leve risco de perda de plantações, com temperaturas podendo cair até 3ºC.

O tempo seco e frio deverá persistir nos próximos dias, mantendo as baixas temperaturas em todo o estado. No Sul de Minas, os termômetros podem marcar até 0 °C, reforçando a necessidade de atenção para agricultores e moradores da região.

O Inmet recomenda que os produtores fiquem atentos às condições climáticas para minimizar possíveis danos às colheitas.

Enquanto Belo Horizonte segue com clima ameno, outras regiões do Brasil devem enfrentar uma forte onda de frio a partir desta segunda-feira, 12 de agosto, devido à formação de um ciclone extratropical em alto mar. De acordo com o Climatempo, os estados de Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo e Santa Catarina serão os mais afetados pela queda nas temperaturas.

O ciclone, embora não passe diretamente sobre o território brasileiro, vai interagir com uma área de alta pressão, impulsionando a chegada de ventos frios em diversas regiões do país. As temperaturas nesses estados poderão ficar até 5°C abaixo da média já na segunda-feira, com uma intensificação do frio prevista para terça-feira, quando os termômetros poderão registrar até 7,5°C abaixo da média para o mês.

A previsão é de que a onda de frio dure pelo menos até quarta-feira, impactando principalmente o sul do Brasil, onde as temperaturas devem cair significativamente. As autoridades alertam para os riscos que essas baixas temperaturas podem trazer, especialmente para a população mais vulnerável.


RELACIONADOS
Feito com muito 💜 por go7.com.br