23.1 C
Belo Horizonte
InícioSegurançaGovernadores debatem PEC da segurança pública em encontro do Cosud

Governadores debatem PEC da segurança pública em encontro do Cosud

Os governadores do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) se reuniram na última sexta-feira (9/8) com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, durante a 11ª edição do encontro realizado no Parque Estadual Pedra Azul, no Espírito Santo. A reunião teve como foco a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública, ainda em fase preliminar.

Lewandowski apresentou um resumo dos principais pontos da proposta, que ainda não foi oficialmente entregue aos governadores. Participaram do encontro os governadores de Minas Gerais, Romeu Zema; do Espírito Santo, Renato Casagrande; de Santa Catarina, Jorginho Mello; do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite; de São Paulo, Tarcísio de Freitas; e do Rio de Janeiro, Cláudio Castro.

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, destacou a importância da reunião, mas enfatizou a necessidade de aguardar o texto completo da PEC para uma análise mais precisa. Zema cobrou agilidade na questão, citando a repetição de crimes como um problema a ser abordado pela proposta.

Lewandowski assegurou que haverá amplo diálogo com os governadores e a sociedade civil antes da entrega oficial do texto ao Congresso. “Este encontro é crucial para alinharmos os principais pontos da proposta e garantir que a reforma seja feita com participação ampla e respeito à autonomia local”, afirmou o ministro.

Além da discussão sobre a PEC, os governadores se reuniram com representantes do Ministério Público e com membros da governança do Cosud para discutir a formalização e legalização do consórcio. As propostas elaboradas serão apresentadas na carta de encerramento do encontro.

O governador de Minas Gerais ressaltou a importância de formalizar e estruturar o consórcio para maximizar seu impacto e resultados.


RELACIONADOS
Feito com muito 💜 por go7.com.br