29.3 C
Belo Horizonte
InícioPolíticaELEIÇÕES 2024Seis deputados estaduais se candidatam a prefeito em Minas Gerais

Seis deputados estaduais se candidatam a prefeito em Minas Gerais

Seis dos 77 deputados estaduais de Minas Gerais estão se lançando como pré-candidatos a prefeitos nas eleições municipais deste ano. Entre os pré-candidatos, três tentarão a eleição pela segunda vez em suas cidades, enquanto os outros três estão se aventurando pela primeira vez na corrida para a prefeitura.

Pré-Candidatos e Cidades

  1. Bruno Engler (PL) – Candidato à Prefeitura de Belo Horizonte
    • Engler foi o deputado estadual mais votado em Belo Horizonte nas eleições de 2022. Em 2020, tentou a prefeitura, mas foi derrotado por Alexandre Kalil (PSD).
  2. Coronel Sandro (PL) – Candidato à Prefeitura de Governador Valadares
    • Sandro é um deputado que está se lançando pela primeira vez em uma candidatura a prefeito.
  3. Douglas Melo (PSD) – Candidato à Prefeitura de Sete Lagoas
    • Douglas foi o deputado estadual mais votado em Sete Lagoas e também tentará a prefeitura novamente após ter sido derrotado por Duílio de Castro (PSB) em 2020.
  4. Fábio Avelar (Avante) – Candidato à Prefeitura de Nova Serrana
    • Avelar, que já foi vice-prefeito de Nova Serrana, tenta a eleição para prefeito pela primeira vez.
  5. Leonídio Bouças (PSDB) – Candidato à Prefeitura de Uberlândia
    • Bouças tentará novamente a prefeitura de Uberlândia, onde foi derrotado por Odelmo Leão (PP) há 20 anos.
  6. Mauro Tramonte (Republicanos) – Candidato à Prefeitura de Belo Horizonte
    • Tramonte também é novo na candidatura à prefeitura, mas já é um deputado estadual conhecido.

Contexto Político e Estratégico

O professor Leonardo Ev, da Universidade Federal da Fronteira Sul, observa que a escolha desses deputados para se candidatar a prefeitos em grandes cidades, como Belo Horizonte e Uberlândia, pode ser estratégica. “Ser prefeito é um trampolim interessante para futuras disputas políticas”, afirma Ev. Ele destaca que os deputados que são majoritários em suas cidades têm uma vantagem significativa, o que pode aumentar suas chances de sucesso nas eleições municipais.

Engler, Douglas e Avelar chegam às eleições como os deputados estaduais mais votados em suas respectivas cidades. Essa posição de destaque certamente influencia suas decisões de tentar a prefeitura. O apoio popular que esses parlamentares têm em suas cidades é visto como um indicativo positivo para suas campanhas.

Desafios e Expectativas

A campanha para prefeitos em cidades grandes pode ser um desafio, mas também oferece uma plataforma para o crescimento político. Em cidades como Belo Horizonte e Uberlândia, com grandes colégios eleitorais, os pré-candidatos estão apostando no capital político construído em seus mandatos atuais para alavancar suas candidaturas.

Os próximos meses serão cruciais para esses deputados, que precisam consolidar seu apoio e enfrentar a concorrência nas eleições municipais, marcadas para 6 de outubro.


RELACIONADOS
Feito com muito 💜 por go7.com.br