21.9 C
Belo Horizonte
InícioBrasil & MundoBrasil registra alta taxa de violência sexual contra crianças e adolescentes; meninas...

Brasil registra alta taxa de violência sexual contra crianças e adolescentes; meninas são as mais vulneráveis

Um novo relatório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) revela um cenário alarmante de violência sexual contra crianças e adolescentes no Brasil. Nos últimos três anos, foram registrados 164.199 casos de estupro entre indivíduos de 0 a 19 anos, o que equivale a aproximadamente 10 vítimas por minuto.

O documento, intitulado ‘Panorama da Violência Letal e Sexual contra Crianças e Adolescentes no Brasil’, mostra um aumento constante nos casos desde 2021: 46.863 ocorrências em 2021, 53.906 em 2022 e 63.430 em 2023. A faixa etária mais afetada é de 10 a 14 anos, com 79.377 vítimas registradas. Contudo, a violência sexual tem aumentado ainda mais entre crianças mais novas, com um aumento de 26,6% em casos envolvendo crianças de 0 a 4 anos e 20,9% na faixa de 5 a 9 anos.

Os pesquisadores alertam que os números podem ser ainda mais altos devido à subnotificação. Estudos apontam que apenas 8,5% dos casos são relatados às autoridades, e alguns estados, como Acre, Bahia e Pernambuco, não enviaram dados completos.

A diretora-executiva do FBSP, Samira Bueno, destaca que a subnotificação é exacerbada pela falta de educação sobre violência sexual nas escolas e pela dificuldade das famílias em lidar com a situação. Muitas vezes, a violência é mal interpretada ou tentada ser resolvida de forma interna para evitar desestruturar a família.

O relatório também revela que a grande maioria das vítimas são do sexo feminino, representando 87,3% dos casos. Meninas têm sete vezes mais chances de sofrer violência sexual comparadas aos meninos. Além disso, 67% das meninas são abusadas dentro de casa e em 85,1% das ocorrências, o agressor é alguém conhecido da vítima.

Essa situação demanda medidas urgentes de conscientização e proteção para garantir a segurança das crianças e adolescentes no país.


RELACIONADOS
Feito com muito 💜 por go7.com.br