28.4 C
Belo Horizonte
InícioGeralLula e Zema enfrentam desaprovação em BH, aponta DATATEMPO

Lula e Zema enfrentam desaprovação em BH, aponta DATATEMPO

A maioria dos eleitores de Belo Horizonte está insatisfeita com os governos federal e estadual, revela a quarta rodada da pesquisa DATATEMPO. Segundo o levantamento, 49,8% dos entrevistados desaprovam o trabalho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), enquanto 41,4% o aprovam. O governador Romeu Zema (Novo) também enfrenta desafios, com 48,7% de desaprovação e 40,8% de aprovação. A margem de erro é de 2,83 pontos percentuais.

Embora a percepção sobre o governo Lula tenha oscilado dentro da margem de erro em comparação com a pesquisa anterior, a desaprovação de Zema aumentou nos últimos meses. Em julho, as opiniões sobre o governador estavam divididas, mas esta é a primeira vez desde setembro de 2023 que a desaprovação supera a aprovação. Em setembro do ano passado, Zema tinha 61,1% de aprovação, mas esse índice caiu para 49,6% em abril de 2024.

Já a percepção sobre o governo federal, apesar de ter perdido popularidade desde setembro de 2023, tem permanecido estável, com uma predominância de desaprovação entre os eleitores de BH. A maior diferença entre as avaliações positivas e negativas de Lula ocorreu em julho, com uma diferença de 14,1 pontos.

Aprovação da Prefeitura de BH Estável

A administração de Fuad Noman (PSD), prefeito de Belo Horizonte, continua com uma avaliação relativamente positiva. A pesquisa revela que 45,9% dos eleitores aprovam sua gestão, enquanto 36,6% desaprovam. Esses números são semelhantes aos da pesquisa anterior, realizada em julho. No entanto, a popularidade de Fuad caiu desde setembro de 2023, quando 56,8% dos eleitores aprovavam seu governo.

Além disso, a DATATEMPO destaca que 53% dos entrevistados ainda não sabem que Fuad Noman é o prefeito, o que representa um desafio para sua visibilidade, especialmente entre os eleitores mais jovens e com menor escolaridade.

A pesquisa DATATEMPO foi realizada entre 7 e 11 de agosto de 2024, com 1.200 entrevistas. A margem de erro é de 2,83 pontos percentuais e o intervalo de confiança é de 95%.


RELACIONADOS
Feito com muito 💜 por go7.com.br