21.4 C
Belo Horizonte
InícioBrasil & MundoMinistério Público investiga possível financiamento do PCC em contratações do Corinthians

Ministério Público investiga possível financiamento do PCC em contratações do Corinthians

Uma investigação do Ministério Público de São Paulo (MPSP) está apurando se a organização criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) financiou a contratação de jogadores pelo Sport Club Corinthians Paulista. O caso surgiu após a morte de Rafael Maeda Pires, conhecido como “Japa”, que seria o principal articulador do esquema.

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) está conduzindo a investigação para verificar se o PCC esteve envolvido nas transações envolvendo atletas como Du Queiroz e Igor Formiga, contratados pelo Corinthians em 2021. A possibilidade de que o crime organizado tenha utilizado o esporte para lavar dinheiro e expandir sua influência tem o potencial de causar grandes repercussões tanto no futebol quanto na luta contra o crime organizado.

Em março, uma delação revelou que Japa, já falecido, teria intermediado a contratação dos jogadores e que mensagens de WhatsApp documentaram negociações realizadas na época. A presença de Japa no Corinthians é suspeita de ter facilitado a movimentação de fundos ilícitos.

Em maio, Japa foi encontrado morto em um estacionamento na zona leste de São Paulo, aos 31 anos. Sua morte levantou questões adicionais sobre o seu papel dentro da organização e a possível influência no clube. A investigação continua, e o MPSP busca confirmar as alegações e determinar a extensão da influência do PCC no futebol brasileiro.


RELACIONADOS
Feito com muito 💜 por go7.com.br