32.5 C
Belo Horizonte
InícioSegurançaGoverno de Minas cria diretoria para fortalecer combate à violência contra mulheres

Governo de Minas cria diretoria para fortalecer combate à violência contra mulheres

O Governo de Minas Gerais anunciou, nesta quarta-feira (21), a criação da Diretoria Estadual de Gestão das Delegacias de Atendimento à Mulher. A nova estrutura tem como objetivo coordenar e fortalecer as ações de enfrentamento à violência doméstica e familiar em todo o estado.

A diretoria será responsável por supervisionar as delegacias especializadas no atendimento às mulheres, promovendo a uniformização das estratégias e aprimoramento das operações entre as diferentes unidades policiais. A criação do órgão foi formalizada pelo vice-governador, Professor Mateus, durante o evento “Agosto Lilás: Quebre o Ciclo da Violência”, realizado no Auditório JK, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte.

O evento, promovido pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) e pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese-MG), com apoio da Secretaria de Estado de Governo (Segov), faz parte da campanha Agosto Lilás, voltada para a conscientização e proteção das mulheres vítimas de violência.

Durante o evento, o vice-governador destacou a importância da nova diretoria. “Este esforço envolve várias áreas do governo e visa a uma resposta mais ágil e efetiva. Com a criação da diretoria, buscamos garantir uma investigação mais eficiente e um processo mais célere contra os agressores”, afirmou Professor Mateus.

Além da criação da diretoria, a Polícia Civil lançará um protocolo de atendimento para padronizar as ações em todas as 70 delegacias especializadas. O protocolo inclui medidas para acolhimento adequado, concessão rápida de medidas protetivas e agilidade na conclusão dos inquéritos policiais.

A delegada-geral da PCMG, Letícia Gamboge, explicou que o protocolo visa a garantir celeridade nas ações e um atendimento mais eficaz às vítimas. O evento contou com a participação de mais de 450 servidores e parceiros, discutindo soluções e políticas públicas para o enfrentamento da violência contra a mulher.


RELACIONADOS
Feito com muito 💜 por go7.com.br