21.9 C
Belo Horizonte
InícioBrasil & MundoQualidade do ar é considerada ‘Insalubre’ em nove estados brasileiros

Qualidade do ar é considerada ‘Insalubre’ em nove estados brasileiros

A qualidade do ar foi classificada como “insalubre” em pelo menos nove estados brasileiros, conforme monitoramento realizado pela IQAir, uma empresa suíça especializada na medição da poluição atmosférica. A fumaça proveniente de incêndios florestais, principalmente nas regiões Sudeste, Norte e Centro-Oeste, tem afetado gravemente a qualidade do ar em várias áreas.

Na manhã desta segunda-feira (26), os estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Amazonas e Pará, além do Distrito Federal, foram identificados como regiões com ar “insalubre”. Em Rondônia, a situação é ainda mais crítica, com o ar sendo classificado como “muito insalubre”. A classificação da qualidade do ar é baseada em níveis de poluição que podem afetar a saúde pública.

O mapa interativo da IQAir mostra as áreas afetadas, com regiões em vermelho indicando ar “insalubre” e áreas em roxo sinalizando condições “muito insalubres”. As zonas em laranja estão “insalubres para grupos de risco”, enquanto as amarelas são “moderadas” e as verdes têm ar “bom”.

A capital federal, Brasília, amanheceu coberta por fumaça, resultado dos incêndios no interior de São Paulo. O Corpo de Bombeiros informou que 48 cidades paulistas estão em alerta máximo devido aos incêndios. Estes já resultaram em duas mortes e 66 feridos em todo o estado.

Além disso, há suspeitas de que os incêndios possam ter sido criminosos e coordenados. Até agora, três pessoas foram presas em cidades como Batatais, São José do Rio Preto e Porto Ferreira. As autoridades continuam a investigar e a situação é considerada uma calamidade pública em Ribeirão Preto.


RELACIONADOS
Feito com muito 💜 por go7.com.br