16.5 C
Belo Horizonte
InícioGeralOnda de calor intensa chega ao Brasil, chuva só é esperada em...

Onda de calor intensa chega ao Brasil, chuva só é esperada em setembro

A previsão do tempo aponta que uma nova e poderosa onda de calor atingirá o Brasil na próxima semana, com expectativa de ser ainda mais forte que as ondas registradas no início do ano. Segundo o Climatempo, essa massa de ar quente e seco dominará o país a partir dos primeiros dias de setembro, elevando as temperaturas de forma significativa e prolongada.

Essa terceira onda de calor poderá se estender até a segunda quinzena de setembro, quando finalmente há a possibilidade de chuvas. A previsão é de que as primeiras precipitações ocorram apenas a partir do dia 19, com a chegada de uma forte frente fria que deve amenizar o calor em diversas regiões.

Em Belo Horizonte, os moradores já sentiram o impacto do tempo seco. Nesta quinta-feira (29), a cidade amanheceu com céu nublado, mas sem chances de chuva. O fenômeno se deve à presença de nuvens baixas transportadas pela umidade do oceano, uma condição que, embora melhore a umidade do ar, não resulta em precipitação. A capital mineira segue sem chuva há 133 dias, desde o dia 18 de abril.

Para esta sexta-feira (30), a previsão é de céu claro durante o dia, com temperaturas amenas pela manhã e calor à tarde. A mínima registrada na estação Cercadinho foi de 11,6°C, com sensação térmica de 6,2°C. A máxima estimada é de 29°C, e a umidade relativa do ar deve atingir mínimos de 20% durante a tarde. A tendência é que o calor continue até meados de setembro, quando as chuvas podem retornar.


RELACIONADOS
Feito com muito 💜 por go7.com.br