25.4 C
Belo Horizonte
InícioSegurançaOperação Agosto Lilás termina com 116 presos por violência doméstica e feminicídio...

Operação Agosto Lilás termina com 116 presos por violência doméstica e feminicídio em Minas e outros estados

Em um esforço conjunto para combater a violência doméstica e o feminicídio, a operação Agosto Lilás resultou na prisão de 116 pessoas em Minas Gerais e outros três estados. As ações, realizadas ao longo do mês de agosto, envolveram as polícias Militar (PMMG), Civil (PCMG) e Federal (PF) e foram divulgadas nesta quinta-feira (29/8).

A operação, que teve início em 1º de agosto, foi responsável por cumprir mandados de prisão em Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás e São Paulo. Além de crimes de violência doméstica e feminicídio, os suspeitos presos possuem registros de homicídios, estupros, lesão corporal, descumprimento de medidas protetivas, além de envolvimento em crimes como tráfico de drogas, roubo, furto, receptação e porte ilegal de armas. Ao todo, as prisões representam um total de 607 anos de pena a serem cumpridos.

A porta-voz da PMMG, major Layla Brunnela, destacou o compromisso das forças de segurança em garantir a proteção das mulheres e a punição rigorosa aos agressores. “Estamos promovendo a segurança em todo o estado e ampliando a garantia dos direitos e em defesa das mulheres. A Polícia Militar vai prender, onde quer que seja, e entregar à Justiça todos aqueles que cometerem violação à Lei Maria da Penha”, afirmou.

A delegada Danúbia Quadros, chefe da Divisão Especializada em Atendimento à Mulher, Idoso, Pessoa com Deficiência, Violência Sexual e Vítima de Intolerância, enfatizou o trabalho contínuo de prevenção e conscientização realizado pelas forças de segurança. “Nós trabalhamos diariamente com ações preventivas, incentivando as mulheres a denunciarem qualquer tipo de violência”, explicou.

O delegado regional da Polícia Federal, Fabrício Fernando Diogo Braga, destacou a importância da cooperação entre as diferentes forças de segurança. “A integração de meios logísticos e o compartilhamento de informações foram essenciais para o sucesso da operação, promovendo paz e segurança contra a violência que atenta contra as famílias”, concluiu.

A operação Agosto Lilás faz parte de uma campanha nacional de conscientização e combate à violência doméstica, buscando garantir justiça e segurança para as mulheres em todo o Brasil.


RELACIONADOS
Feito com muito 💜 por go7.com.br