21.9 C
Belo Horizonte
InícioGeralAlerta vermelho em Minas Gerais: INMET prevê calor intenso e umidade crítica...

Alerta vermelho em Minas Gerais: INMET prevê calor intenso e umidade crítica abaixo de 12%

Nesta terça-feira (3), Belo Horizonte e outras 240 cidades de Minas Gerais enfrentam um cenário de calor extremo e baixa umidade, com alertas críticos para a saúde pública e riscos de incêndios florestais. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta vermelho para a umidade relativa do ar, que pode cair abaixo de 12%, atingindo níveis perigosos para o bem-estar humano. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o ideal é que a umidade do ar se mantenha entre 40% e 70%.

Na capital mineira, a previsão indica um dia de céu claro, com temperaturas que podem atingir 34°C e umidade em torno de 10% durante a tarde. No início da manhã, as estações meteorológicas registraram temperaturas mínimas variando de 14°C a 21°C, dependendo da região.

A onda de calor, que afeta também o Centro-Sul e Oeste de Minas, não dá sinais de trégua até meados do mês. Embora haja uma expectativa de aumento na nebulosidade no Centro-Leste do estado a partir de sexta-feira (6), o calor e a seca devem continuar prevalecendo em boa parte do território mineiro.

As autoridades orientam a população a se hidratar frequentemente, evitar atividades físicas intensas e a exposição ao sol nos períodos mais quentes do dia. Além disso, o uso de hidratantes e umidificadores é recomendado para combater os efeitos do tempo seco.

O alerta do INMET segue em vigor até às 17h desta terça-feira, com monitoramento constante pelas equipes de Defesa Civil e Corpo de Bombeiros. Para emergências, os números 199 e 193 estão disponíveis para assistência.


 

RELACIONADOS
Feito com muito 💜 por go7.com.br