29.6 C
Belo Horizonte
InícioGeralAMM cobra regularização na distribuição de vacinas aos municípios mineiros. Sete imunizantes...

AMM cobra regularização na distribuição de vacinas aos municípios mineiros. Sete imunizantes estão em atraso há três meses

A Associação Mineira de Municípios (AMM) solicitou explicações ao Ministério da Saúde sobre a falta de vacinas em postos de saúde de Minas Gerais. A cobrança, feita nesta segunda-feira (2), ocorre após várias reclamações de gestores municipais sobre a escassez de imunizantes. Segundo a equipe técnica da AMM, estão em falta vacinas essenciais como tríplice viral, hepatite A, febre amarela, varicela, raiva em cultura celular/vero, meningocócica conjugada grupo C e ACWY.

O presidente da AMM e prefeito de Coronel Fabriciano, Dr. Marcos Vinícius, destacou que a situação se arrasta há mais de 90 dias, agravando-se a cada dia. “Recebo ligações diárias de prefeitos de diversas regiões relatando a falta de vacinas e solicitando apoio da AMM”, afirmou.

A responsabilidade pela política de vacinação no Brasil cabe ao Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, que gerencia a aquisição e distribuição dos imunizantes, além de estabelecer normas e definir o público-alvo da vacinação.

Dr. Marcos Vinícius enfatizou que, apesar de os municípios serem responsáveis pela aplicação das vacinas, a compra e a distribuição dependem do governo federal. A falha na entrega dos imunizantes, segundo ele, gera pressão sobre os prefeitos. “A população cobra os gestores locais, mas a solução depende do Ministério da Saúde. Precisamos de uma resposta urgente”, destacou o prefeito, que também é vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM).

A AMM aguarda o posicionamento do Ministério da Saúde para normalizar o fornecimento das vacinas e permitir que os municípios mineiros realizem o planejamento adequado para a imunização da população.


 

RELACIONADOS
Feito com muito 💜 por go7.com.br