16.5 C
Belo Horizonte
InícioBrasil & MundoMaduro antecipa Natal na Venezuela para 1º de outubro

Maduro antecipa Natal na Venezuela para 1º de outubro

O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, anunciou que, neste ano, o Natal será comemorado no dia 1º de outubro em vez de 25 de dezembro, uma decisão decretada durante seu programa semanal Con Maduro+, transmitido ao vivo na segunda-feira (2). Maduro afirmou que a medida visa homenagear o povo venezuelano e celebrar as “boas perspectivas econômicas” no país.

Em seu discurso, Maduro declarou: “Em homenagem ao povo combativo, vou decretar a antecipação do Natal para o dia 1º de outubro. Chegou o Natal com paz, felicidade e segurança.” A plateia presente no programa aplaudiu a declaração, embora o gesto seja visto com ceticismo por muitos, dado o contexto político e econômico da Venezuela.

A decisão de Maduro de antecipar o Natal ocorreu no mesmo dia em que o regime chavista emitiu um mandado de prisão contra o opositor Edmundo González Urrutia, que, segundo a oposição, venceu as eleições primárias realizadas em 28 de julho. Maduro, que recentemente foi reeleito em um processo considerado fraudulento por países democráticos, enfrenta forte pressão tanto interna quanto internacional para uma transição democrática no país.

A comunidade internacional, com exceção de países como China, Rússia e Irã, que reconheceram a reeleição de Maduro, continua a não reconhecer sua legitimidade, enquanto o país segue enfrentando uma grave crise econômica e uma onda de repressão política.

Maduro planeja tomar posse para um novo mandato em 10 de janeiro, apesar das críticas e das tentativas de opositores de buscar uma solução pacífica e democrática para a crise venezuelana.


 

RELACIONADOS
Feito com muito 💜 por go7.com.br