21 C
Belo Horizonte
InícioGeralMinas Gerais enfrenta onda de calor e seca extrema: temperaturas podem chegar...

Minas Gerais enfrenta onda de calor e seca extrema: temperaturas podem chegar a 39°C

Nesta quarta-feira (4), Minas Gerais continua enfrentando uma intensa onda de calor e tempo seco, com temperaturas que ultrapassam os 34°C em todas as regiões do estado. No Triângulo Mineiro e no Norte de Minas, os termômetros podem chegar a impressionantes 39°C. As condições extremas são agravadas pela ausência de chuvas, que não são esperadas até meados de setembro.

Em Belo Horizonte, a previsão do tempo indica céu claro e temperaturas elevadas. Após ter registrado 34,4°C na terça-feira (3), a capital mineira pode estabelecer um novo recorde de calor, com a máxima prevista em torno de 35°C. A mínima registrada nas primeiras horas do dia foi de 18°C. A umidade relativa do ar é uma preocupação, com níveis próximos a 10% à tarde, muito abaixo dos 50% recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para um ambiente saudável.

A Defesa Civil Municipal alertou para o tempo extremamente seco, reforçando a necessidade de cuidados com a saúde. A população é orientada a aumentar a ingestão de líquidos, evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia e utilizar protetor solar. Também é recomendado o uso de umidificadores e evitar esforços físicos intensos entre 9h e 17h.

Além da capital, diversas regiões de Minas Gerais, como o Triângulo Mineiro, Zona da Mata, Campo das Vertentes e Vale do Rio Doce, estão sob alerta de perigo potencial de baixa umidade emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Mais de 563 cidades do estado enfrentam condições semelhantes, com temperaturas até 5°C acima da média.

A seca prolongada tem sido um grande desafio. Belo Horizonte não registra chuva desde abril, e a ausência de precipitações já é o segundo maior período seco da história da cidade. A expectativa é de que as primeiras pancadas de chuva ocorram apenas na segunda quinzena de setembro, mas o volume ainda será insignificante para amenizar a situação crítica.

Diante desse cenário, o risco de incêndios florestais é alto. As autoridades pedem à população que evite queimadas e informem imediatamente às autoridades competentes em caso de incêndios.

Para receber alertas meteorológicos, os moradores de Belo Horizonte podem se cadastrar para receber notificações da Defesa Civil via WhatsApp ou SMS, além de acompanhar as atualizações nas redes sociais oficiais do órgão.


 

RELACIONADOS
Feito com muito 💜 por go7.com.br