O relatório preliminar do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), divulgado nesta sexta-feira (6), revelou novos detalhes sobre o acidente com o ATR 72-500 da VoePass, que caiu em Vinhedo (SP) no mês passado. A aeronave estava a apenas 1 minuto de iniciar o procedimento de pouso em Guarulhos quando o desastre ocorreu.
Às 13h17, o comandante informou aos passageiros o horário estimado para o pouso e as condições climáticas. No mesmo instante, o painel da aeronave sinalizou acúmulo de gelo, ativando o sistema de degelo. No entanto, às 13h18, o painel alertou para uma falha no sistema, seguida de uma mensagem indicando baixa velocidade de cruzeiro.
A tripulação comunicou a torre de controle de São Paulo que aguardava autorização para o pouso e relatou “bastante gelo” na aeronave. Às 13h20, a torre solicitou que o avião mantivesse a altitude e fizesse uma curva. Durante a manobra, a aeronave perdeu controle e entrou em “parafuso chato”, colidindo com o solo logo em seguida.
O relatório aponta que os pilotos haviam recebido treinamento adequado, incluindo a gestão de emergências e formação de gelo. Contudo, falhas no sistema de degelo e a falta de medidas adicionais, como o aumento da velocidade ou a redução de altitude, não foram executadas.
O relatório final do Cenipa, sem prazo de conclusão, busca identificar as causas do acidente para evitar futuras tragédias.