23.4 C
Belo Horizonte
InícioAgroAudiência na ALMG discutirá impactos das queimadas no agronegócio mineiro

Audiência na ALMG discutirá impactos das queimadas no agronegócio mineiro

A Comissão de Agropecuária e Agroindústria da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizará uma audiência pública nesta quarta-feira (11/9), às 15h, para debater os impactos das queimadas no agronegócio do estado. O foco principal será as consequências para o setor sucroenergético, no qual Minas Gerais se destaca como o segundo maior produtor de etanol e açúcar do país.

A audiência foi solicitada pelo presidente da comissão, deputado Raul Belém (Cidadania), que destacou os graves prejuízos provocados pelos incêndios. “Milhares de hectares de cana-de-açúcar foram destruídos pelo fogo. Várias pessoas já foram presas por incendiar áreas criminosamente, causando perdas imensas ao agronegócio, especialmente ao setor sucroenergético”, afirmou Belém.

Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Brasil registrou cerca de 70 mil focos de queimadas em agosto deste ano, afetando animais, lavouras e a qualidade do ar. Em Minas Gerais, o agronegócio tem sido duramente atingido, e produtores relatam prejuízos milionários.

O deputado Raul Belém também busca, durante a audiência, discutir ações de fiscalização e punição para responsáveis por incêndios criminosos. Representantes da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e da Polícia Militar de Meio Ambiente foram convidados a participar das discussões.

Belém ressaltou que os produtores rurais são as maiores vítimas dessas queimadas, desmentindo acusações de que o setor seria responsável pelo aumento dos focos de incêndio. “O produtor rural é quem mais sofre com isso. Ele cuida da terra e está tendo sua produção devastada pelo fogo”, afirmou.

A audiência promete ser um momento de troca entre autoridades e o setor produtivo, buscando soluções para minimizar os impactos das queimadas e fortalecer a segurança no campo.


RELACIONADOS
Feito com muito 💜 por go7.com.br