29.2 C
Belo Horizonte
InícioGeralBelo Horizonte terá domingo quente e seco com previsão de chuva na...

Belo Horizonte terá domingo quente e seco com previsão de chuva na próxima semana

Belo Horizonte deverá enfrentar mais um dia de altas temperaturas e tempo seco neste domingo (15 de setembro). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a capital mineira será influenciada por uma massa de ar quente e seco, que manterá o clima estável, sem chances de chuva. As temperaturas vão oscilar entre 16°C e 33°C, com umidade relativa do ar mínima em torno de 20%, nível considerado crítico para a saúde humana.

O dia será ensolarado, com poucas nuvens no céu e ventos de baixa intensidade, o que contribuirá para a sensação de calor. Esse padrão de clima estável se repetirá em quase todo o estado de Minas Gerais, com exceção da região Sul, onde uma frente fria que passa pelo litoral brasileiro poderá trazer chuvas a partir de segunda-feira (16).

Chuva à vista

Embora Belo Horizonte enfrente um longo período de seca – já são 148 dias sem chuvas, desde 18 de abril – a previsão indica que essa situação pode mudar em breve. A Defesa Civil e o Inmet afirmam que há chances de precipitação na próxima semana, especialmente a partir de terça-feira (17), quando regiões da Zona da Mata e do Sul de Minas, como Campo das Vertentes, poderão ter chuvas mais intensas.

Na quarta-feira (18), cidades da região metropolitana de Belo Horizonte, como Contagem, Betim, Sete Lagoas e Pedro Leopoldo, poderão registrar chuvas rápidas e isoladas. “A gota de água tende a ser bem fininha, do tamanho da cabeça de um alfinete”, brincou o meteorologista Claudemir Azevedo, indicando que a precipitação não será intensa, mas marcará o fim do longo período de estiagem.

Alerta para a saúde

Com a umidade relativa do ar variando entre 12% e 20% nos últimos dias, o Inmet tem emitido avisos sobre os riscos à saúde, como ressecamento da pele, olhos irritados e desconforto nas vias respiratórias. O tempo seco tem demandado cuidados extras da população. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que a umidade ideal esteja em torno de 60%, sendo que o Inmet prevê que esse índice poderá subir para 40% na próxima semana, com a chegada das chuvas.

A pneumologista Michelle Andreatta reforça a necessidade de manter a hidratação corporal durante esse período de baixa umidade. Ela recomenda o aumento no consumo de água e o uso de métodos para hidratação do ambiente, como umidificadores de ar ou técnicas caseiras, como colocar bacias com água perto da cama ou toalhas molhadas em ambientes secos.

Mudanças climáticas à vista

Enquanto o calor continua predominando neste domingo, a expectativa de mudança nas condições climáticas traz algum alívio para a população de Belo Horizonte e região metropolitana. O retorno das chuvas, ainda que em pequenas quantidades, pode melhorar a qualidade do ar e aliviar o desconforto gerado pelo tempo seco.

A Defesa Civil segue monitorando as condições do tempo, e a população é orientada a seguir as recomendações de hidratação e proteção contra os efeitos do clima quente e seco.


 

RELACIONADOS
Feito com muito 💜 por go7.com.br